A The Navigator Company anunciou um conjunto de medidas que reforçam a valorização dos seus mais de 3.300 colaboradores.

Entre as iniciativas, destaca-se o aumento do salário de entrada em 6,06%, a partir de janeiro de 2025, e o pagamento antecipado de 0,5 salários do prémio de 2024, a 23 de dezembro. O pagamento parcial do prémio representa, em média, 550 euros para técnicos operacionais e 1.520 euros para quadros, valores que serão depositados juntamente com o vencimento de dezembro.

O salário de entrada passará dos atuais 907 euros para 962 euros, mantendo-se 10% acima do Salário Mínimo Nacional, que será de 870 euros em 2025. Com o subsídio de alimentação de 198 euros, nenhum trabalhador da Navigator receberá uma remuneração mensal inferior a 1.160 euros. Para os colaboradores em regime de laboração contínua, que representam mais de 80% dos técnicos operacionais, a remuneração fixa mensal sobe para 1.405 euros, graças ao subsídio de turno de 25%.

As políticas salariais da Navigator incluem ainda uma aceleração salarial para novos trabalhadores, permitindo uma progressão rápida no vencimento base ao longo do primeiro ano. Após 12 meses, o salário base pode atingir 1.012 euros, que, com subsídios, sobe para 1.463 euros para quem trabalha em laboração contínua.

Navigator Industria

A Comissão Executiva da Navigator estabeleceu um aumento médio de 4,7% para 2025, abrangendo um aumento geral de 2,39%, a majoração do salário de entrada, promoções e progressões previstas no plano de carreiras e a incorporação de remunerações complementares. A empresa prevê concluir, até junho de 2025, a renegociação do plano de carreiras iniciado em 2022. As novas condições, a implementar em janeiro de 2026, irão reforçar as oportunidades de evolução profissional e melhorias salariais para técnicos operacionais.

A Navigator regista uma remuneração bruta média mensal de 2.341 euros, 53% superior à média nacional de 1.528 euros, segundo dados recentes do INE. Além disso, oferece um pacote de benefícios abrangente, incluindo seguro de saúde extensivo ao agregado familiar, seguro de vida, complementos de doença, apoios à família como subsídios escolares e para filhos com necessidades especiais, prémios de fundos de pensões e prémios de nascimento.

A política de valorização do capital humano reflete-se na baixa rotação de colaboradores, significativamente inferior à média do mercado. Este compromisso foi reconhecido com o prémio de melhor empresa para trabalhar no setor "Indústria" na 1.ª edição do Merco Talento Universitário em Portugal, além da distinção nos prémios “Randstad Employer Brand Research 2024”.