A Fedrigoni recebeu, pela terceira vez consecutiva, a medalha de platina da Ecovadis, o que a coloca no top 1% das empresas com melhor desempenho ESG a nível mundial.
A avaliação, que este ano atingiu 90/100, reflete o compromisso do Grupo com a excelência em cuidados ambientais e responsabilidade social.
A medalha de platina é a mais alta distinção atribuída pela Ecovadis, uma agência que avalia anualmente dezenas de milhares de empresas em termos de operações e sistemas de gestão ESG. Segundo Marco Nespolo, CEO do Grupo, este reconhecimento incentiva a Fedrigoni a continuar a melhorar as suas práticas, com o objetivo de atingir as metas estabelecidas para 2030.
A Fedrigoni destaca-se na categoria “ambiente” e graças às melhorias em “compras sustentáveis”. A Ecovadis está a desenvolver um estudo de caso sobre a cadeia de abastecimento da empresa, para servir de exemplo a outras organizações.
Além disso, a Fedrigoni foi confirmada como líder na categoria “Gestão do Carbono”, com objetivos ambiciosos de descarbonização. A estratégia da empresa, denominada "Making Progress", traça um plano para reduzir 30% das emissões de CO₂ até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Outros objetivos incluem a redução do consumo de água e a gestão de resíduos visando a circularidade total.
Na vertente social, a Fedrigoni está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, com metas de prevenção de acidentes, redução da disparidade de género e promoção de um ambiente inclusivo para os seus 6.000 colaboradores. A empresa também atua nas áreas de biodiversidade e direitos humanos.