A The Navigator Company lidera a lista das empresas de Paper & Florestry com menor risco ESG para investidores, de acordo com o ESG Risk Rating 2024 da Sustainalytics.
Com uma pontuação de 11,6, a Navigator ocupa o primeiro lugar entre as 85 empresas globais do setor de Papel & Florestal e também lidera entre as 63 empresas do subsetor de Paper & Pulp. Além disso, está no top 5% das mais de 16.200 empresas avaliadas em todos os segmentos de atividade.
Em 12 de julho, a Navigator foi classificada na categoria de "baixo" risco ESG, com a maioria dos temas apresentando risco "negligenciável". A empresa tem reforçado continuamente suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), resultando numa gestão sólida dos riscos ESG, avaliada por mais de 70 indicadores do framework da Sustainalytics.
Os ESG Risk Ratings da Sustainalytics medem o desempenho sustentável de uma empresa, avaliando a exposição a riscos materiais ESG e a gestão desses riscos. Os indicadores abrangem governança corporativa, gestão de emissões de carbono, resíduos e efluentes, gestão da água, relações comunitárias, produtos e serviços, capital humano, saúde e segurança no trabalho, uso da terra e biodiversidade, e governança de stakeholders.
Em 2023, a Navigator já havia sido classificada como empresa de baixo risco para investidores e reconhecida como uma “ESG Industry Top Rated Company”. Em 2024, melhorou expressivamente a pontuação e posicionamento. A Navigator também se destaca como membro do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), uma organização global de relevância no campo da sustentabilidade, que reúne algumas das maiores empresas do mundo. Além disso, é a única empresa portuguesa no Forest Solutions Group do WBCSD.
No final de 2022, a Navigator teve suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). Em fevereiro de 2024, a Navigator foi novamente reconhecida pelo CDP – Disclosure Insight Action com uma classificação de “A-” pelo seu combate às alterações climáticas e gestão florestal.
A empresa também reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social ao assinar o Pacto Mais e Melhores Empresas para Jovens, visando criar condições favoráveis para a entrada e desenvolvimento dos jovens no mercado de trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades e a capacitação profissional.
No início deste ano, a Navigator aderiu ao United Nations Global Compact, comprometendo-se com os 10 princípios nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e combate à corrupção, promovendo uma conduta empresarial responsável.