Criatividade, liberdade de expressão, artesanato, inclusão e sustentabilidade são os valores que fundamentam a parceria entre a Fedrigoni e a Progetto Quid.

A Progetto Quid, uma empresa social de Verona, visa oferecer novas oportunidades de emprego para pessoas historicamente marginalizadas no mercado de trabalho.

quid2

A parceria com a Quid resultou na produção de produtos de papelaria em tecido sob a marca Fabriano, uma marca histórica do grupo, conhecida pelos seus produtos para artes plásticas, escolas e aplicações criativas.

"Ficamos muito impressionados com o trabalho diário do Progetto Quid," afirma Jacques Joly, Diretor Geral da Fabriano. "Combinar o poder catártico da criatividade com oportunidades reais de redenção gera resultados significativos, tanto artisticamente quanto, principalmente, em termos humanos. A Fedrigoni também acredita firmemente nos princípios de inclusão e igualdade na diversidade, expressando isso através de políticas ativas para com seus colaboradores e estratégias para reduzir consumo e resíduos. A diversidade de formas, cores e materiais torna nossa oferta especial, e essa nova colaboração trará um toque único à gama de produtos Fabriano."

Anna Fiscale, Presidente da Quid, acrescenta: "Num mundo que produz e descarta a uma velocidade alarmante, na Quid apoiamos a recuperação, upcycling e redução de resíduos. Nas nossas oficinas, predominantemente femininas, oferecemos oportunidades de emprego e formação para pessoas em maior risco de exclusão, como vítimas de tráfico, violência, discriminação ou com deficiências. Acreditamos que locais de trabalho podem transformar destinos, valorizando o talento e a força de cada pessoa, apesar de suas fragilidades. Na Fedrigoni, encontramos um excelente parceiro, capaz de acolher e amplificar nossa missão através de seus produtos, que acompanham a criatividade e autoexpressão de muitos, trabalhando em projetos sustentáveis que valorizam pessoas e o meio ambiente."

Atualmente, 82% da força de trabalho da Quid é composta por mulheres, que produzem acessórios e vestuário sob medida, utilizando também materiais excedentes ou reciclados fornecidos por empresas do setor têxtil.