O Grupo Greenvolt chegou a acordo para aquisição de uma central de produção de energia a partir de biomassa residual no Sudeste de Inglaterra, em Sandwich.
A aquisição de 100% da Kent Renewable Energy Limited (KREL) ascende a 195,3 milhões de libras, prevendo-se que a sua concretização ocorra até outubro deste ano, sujeita à verificação de condições e autorizações regulatórias.
A central da KREL gerou em 2023 cerca de 210,8 GWh de energia, o que equivale ao fornecimento de energia para 50 000 casas e a poupança de cerca de 45 000 toneladas de emissões de CO2 por ano. A mesma fornece calor e eletricidade a parques industriais localizados na sua envolvente, com o excedente a ser canalizado para a rede através de um contrato de longo prazo com a Engie.
A central beneficia de incentivos para as energias renováveis produzidas a partir de biomassa no Reino Unido - Renewable Obligations Scheme (ROC) até 2037 e Renewable Heat Incentive (RHI) até 2039 -, encontrando-se totalmente alinhada com os princípios da economia circular e contribuindo de forma ativa para a prossecução dos objetivos climáticos do Reino Unido.
“Esta aquisição vem fortalecer a aposta do Grupo Greenvolt num dos seus pilares estratégicos, a produção de energia a partir de biomassa sustentável, passando a ser um dos maiores produtores de eletricidade a partir de biomassa em Inglaterra”, afirma João Manso Neto, CEO da Greenvolt. “A produção de energia através da biomassa é fundamental para assegurar a transição energética e a segurança de abastecimento”, acrescenta.
Com esta aquisição, o Grupo Greenvolt atinge uma capacidade de produção de energia renovável a partir de biomassa de 179,2 MW, dos quais 68,7 MW em Inglaterra, passando a figurar no top 5 de produtores de eletricidade a partir de biomassa obtida localmente no país. O Grupo detém e opera a Tilbury Green Power, nas proximidades de Londres, com uma capacidade instalada de 41,6 MW e que utiliza como combustível madeira residual proveniente de atividades relacionadas com a construção civil. Em 2023, a Greenvolt gerou 998,3 GWh de energia verde a partir de biomassa.