Após mais de sete meses de paralisação, o RDM Group anunciou que a fábrica de Villa Santa Lucia, em Itália, recomeça as operações hoje, 4 de março de 2024.

O reinício da operação da fábrica de papel surge na sequência de várias conversações com instituições e entidades envolvidas. O Grupo aceitou o pedido do Ministério das Empresas da Itália, do Departamento de Atividades Produtivas da Região, dos sindicatos e de todas as outras instituições para termo ao processo de encerramento das empresas. Com a medida, evita-se o despedimento coletivo dos 163 trabalhadores, processo que teve início a 11 de janeiro de 2024.

"Hoje, temos o prazer de anunciar a reabertura da fábrica de papel Villa Santa Lucia, que é uma fábrica estratégica para as operações do Grupo", destacou Michele Bianchi, CEO do Grupo RDM. "Durante todos estes meses, temos mantido um diálogo contínuo com todas as instituições envolvidas, a fim de proporcionar um futuro definido para a fábrica, tendo plena consciência do seu potencial. Os grandes investimentos que o Grupo tem vindo a fazer, mesmo quando a fábrica não estava a funcionar, são uma prova do nosso empenho. Vamos garantir que as práticas estabelecidas que foram implementadas em todas as fábricas de papel que reciclam papel também serão usadas na fábrica Villa Santa Lucia. Faremos isso devido à abordagem colaborativa entre instituições, cidadãos e a empresa, o que nos permitirá alcançar o ambicioso objetivo de fazer negócios sustentáveis ao longo do tempo".

Antes da renovação da Autorização Ambiental Integrada (AIE), há ainda uma série de questões por acordar no que diz respeito à categorização de alguns materiais e ao manuseamento de alguns fluxos, explica o Grupo. O objetivo do Grupo é que as práticas já implementadas em todas as fábricas de papel e de reciclagem de resíduos, tanto em Itália como na Europa, sejam também utilizadas na fábrica de Villa Santa Lucia.