A Brother anunciou que a sua fábrica nas Filipinas recebeu a certificação Platinum, a mais alta possível, após uma auditoria da Responsible Business Alliance (RBA), organização que promove a Responsabilidade Social Corporativa (RSC).
Esta é a segunda unidade da fabricante a obter a certificação, sendo que a primeira foi a unidade fabril na China.
A Brother Filipinas é uma fábrica situada na cidade de Batangas, que produz impressoras, equipamentos multifunções e sistemas de etiquetagem. Foi recentemente submetida à auditoria por uma organização independente certificada pela RBA e foi reconhecida nas categorias de trabalho, segurança, meio ambiente, ética, gestão da cadeia de distribuição e gestão adequada destes sistemas. Obteve um total de 200 pontos, a pontuação mais elevada.
A RBA, estabelece normas através do seu código de conduta para garantir condições de trabalho seguras, que os trabalhadores sejam tratados com respeito e dignidade e que as atividades da empresa sejam conduzidas de forma responsável do ponto de vista ambiental e ético.
A certificação oferece muitas vantagens para a empresa que a recebe. Na Europa, é exigida esta certificação quando uma empresa se candidata a concursos públicos. A certificação RBA é também uma condição para a obtenção do rótulo ambiental europeu Blue Angel.
Por outro lado, o sistema de classificação do RBA consiste numa auditoria de terceiros que avalia se está a ser corretamente realizada a gestão humanitária e sólida de acordo com o seu código de conduta. As avaliações são efetuadas através de uma auditoria no local por uma entidade externa, sendo emitida a certificação Prata (160 pontos ou mais), Ouro (180 pontos ou mais) ou Platinum (200 pontos), de acordo com a pontuação obtida.
Um dos objetivos da Brother para o ano fiscal de 2024 era obter a certificação RBA Gold em três instalações de fabrico, um objetivo que foi alcançado com a Brother Vietnam, a Brother Technology na China e, agora, a Brother Filipinas.