A Intergraf abriu as candidaturas para o Prémio Jovem Talento 2024, uma iniciativa que visa comunicar com os mais jovens e envolvê-los para o futuro da indústria gráfica.
O tema será a inteligência artificial, destaque durante 2023 e com um impacto significativo nas empresas, bem como na sociedade. Do ponto de vista tecnológico, há a previsão de que o impacto da automação da IA será tão substancial quanto o da última revolução industrial.
Espera-se que as forças de mercado impulsionem a automatização da IA, ao mesmo tempo que se alerta para a necessidade de uma implementação responsável, para mitigar potenciais consequências negativas na disseminação de informação, nos direitos de autor, nos sistemas jurídicos e até na democracia.
Desde 2017, o Prémio Jovens Talentos da Intergraf tem proporcionado uma plataforma para a próxima geração de profissionais de impressão partilharem as suas ideias com a indústria. Todos os anos, a candidatura mais destacada é selecionada por um painel de especialistas e o vencedor recebe um prémio de 3 000 euros.
A inscrição selecionada será partilhada com representantes de associações gráficas, gráficas e fornecedores do setor. Embora só possa haver um vencedor, as melhores inscrições serão divulgadas publicamente.
O objectivo é captar as perspectivas da próxima geração, compreender a sua visão para o futuro do sector e promover laços mais fortes com a futura força de trabalho, incentivando ideias inovadoras e soluções criativas.
Os candidatos ao Prémio Jovens Talentos 2024 da Intergraf devem apresentar as suas opiniões sobre a seguinte questão:
Como poderá a inteligência artificial afetar a indústria da impressão e quais são os riscos e oportunidades associados?
- O participante deve ser um jovem estudante, aprendiz ou trabalhador (idade máxima de 25 anos) de um dos países membros da Intergraf, sendo que Portugal é representado pela APIGRAF.
- Todas as inscrições deverão ser escritas em inglês e ter de 2 a 5 páginas. O candidato poderá fornecer qualquer outro suporte visual que considere necessário para apresentar a sua ideia.
- Os candidatos deverão também incluir um breve CV (máximo 2 páginas).
- A disponibilidade para apresentar a sua inscrição na próxima conferência da Intergraf “Print Matters for the Future”, que terá lugar em Bucareste, no dia 14 de junho de 2024, é desejável, mas não essencial para ganhar o prémio.
As candidaturas devem ser enviadas em inglês para Sergejs Mikaeljans, Diretor de Comunicações da Intergraf, por e-mail (