A The Navigator Company investiu, nos últimos 5 anos, mais de 8 milhões de euros em projetos para a promoção da eficiência energética, o que se traduziu em poupanças de energia da ordem de 100 GWh/ano.
Isso corresponde ao consumo de cerca de 31 mil habitações - o equivalente a cidades como Viseu ou Setúbal - e evitando a emissão de aproximadamente 23 000 toneladas de dióxido de carbono, diz a fabricante.
As soluções traduzem-se também numa poupança anual dos custos energéticos da ordem dos 6 milhões de euros e incidem em diferentes áreas nos quatro complexos industriais, nomeadamente na melhoria de eficiência de produção de ar comprimido, otimização de sistemas de arrefecimento, iluminação LED das suas naves industriais e eficiência térmica.
Só em 2022, o investimento em projetos de eficiência energética ascendeu a 700 mil euros. A otimização dos processos produtivos associada à implementação de medidas promotoras da eficiência energética permitiu otimizar a energia consumida proveniente de fontes primárias, por tonelada de produto fabricado (-4% face a 2021).
O investimento vai manter-se nos próximos anos, estando previstos Planos de Ação de Eficiência Energética em cada uma das fábricas e o investimento em projetos de energia solar fotovoltaica em regime de autoconsumo para os processos produtivos dos complexos industriais da Navigator. A implementação de vários projetos fotovoltaicos, já em curso, permitirá ao Grupo aumentar a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica, dos atuais 7 MW para cerca de 37 MW.