Duas das grandes associações da indústria do cartão estão a planear uma fusão para melhor defender os interesses da indústria: a CEPI Cartonboard e a Pro Carton.
Depois de um período de consulta de 12 meses, a nova entidade deverá respeitar os procedimentos legais e adotar o nome Pro Carton.
A decisão ocorreu após uma reunião em Bruxelas, onde surgiu a vontade de haver uma voz mais forte na indústria do cartão, com o aproveitamento de sinergias e a criação de novos fluxos de trabalho.
Michele Bianchi – CEO do Grupo RDM, produtor no negócio de cartão reciclado e um dos maiores produtores em Itália, França, Holanda e na Península Ibérica – continuará na posição do Presidente da Pro Carton. Neil Fox, do Conselho da Metsä, se tornará vice-presidente. Horst Bittermann irá continuar a liderar a transformação e fusão das duas associações na função de Diretor Geral. Winfried Mühling mantém a responsabilidade como Diretor de Marketing e Comunicação.
Michele Bianchi, presidente da Pro Carton, comentou: «Esta fusão criará uma associação mais forte que irá garantir que a Pro Carton esteja preparada para o futuro da indústria europeia de cartão. Com uma voz mais forte, cooperação além das fronteiras da indústria e uma colaboração mais estreita com a ECMA, a associação fornecerá o apoio necessário para o crescimento sustentável da nossa indústria.»
Além de anunciar a fusão, a Pro Carton anunciou os novos membros, que assumirão seus cargos imediatamente:
- Andreas Birmoser, Stora Enso
- Andreas Bo, Holmen Iggesund
- Nick Dowling, Westrock
- Nick Fox, Conselho da Metsa
- Thomas Kratochwill, MM Board & Paper
- Kemal Ozkirim, Kartonsan
- Jean-François Roche, Graphic Packaging International