A Sappi Limited anunciou que a intenção de venda da fábrica de Maastricht nos Países Baixos, da fábrica de Stockstadt na Alemanha e da fábrica de Kirkniemi na Finlândia, ao Grupo Aurelius, não se concretizou dentro do prazo acordado e, por conseguinte, o acordo caducou.
A Sappi recebeu propostas vinculativas de várias partes para as três fábricas. Seguindo o devido processo, o conselho de administração da Sappi concordou em aceitar a oferta do Grupo Aurelius, um grupo pan-europeu de Gestão de multiativos. A operação estava sujeita a várias condições suspensivas.
Steve Binnie, CEO da Sappi Limited comentou: «Lamentavelmente, e apesar dos esforços extensivos da Sappi para fechar a transação, as partes não conseguiram chegar a acordo sobre o cumprimento das condições suspensivas. Por conseguinte, a transação caducou. O foco estratégico da Sappi permanece inalterado. Isso inclui reduzir a exposição ao segmento de papel gráfico, enquanto expande a presença da Sappi em segmentos que incluem embalagens e papéis especiais, celulose e biomateriais».
A Sappi Maastricht produz 260 000 toneladas por ano (tpa) de papel e cartão de pasta química. A Sappi Stockstadt é uma fábrica integrada de pasta e papel localizada na Alemanha, que produz 145 000 tpa de pasta de papel que é utilizada para produzir 220 000 tpa de papel de pasta química, vendido principalmente no mercado gráfico europeu. A Sappi Kirkniemi Mill é uma fábrica integrada de papel e celulose localizada na Finlândia, que produz 300 000 tpa de pasta mecânica branqueada que é usada para produzir aproximadamente 750 000 tpa de uma variedade de tipos de papel revestido.