A Smurfit Kappa anunciou um investimento de 27 milhões de euros numa nova central de gestão e recuperação de resíduos na fábrica de papel em Iurreta, Bizkaia.
Com o investimento será possível atingir um processo de produção completamente circular na central, o que representa o maior projeto de redução de descargas que a empresa empreendeu até à data.
O investimento implica a ampliação e otimização da central de causticação, bem como a instalação de um forno de cal e um sistema de tratamento de gases, cuja capacidade de produção será de 120 toneladas de cal por dia. Os resíduos de carbonato de cálcio que, atualmente, são gerados no processo de fabrico da fábrica serão transformados em cal que, posteriormente, se poderá reutilizar como matéria-prima, o que trará benefícios ambientais para a região.
Por sua vez, Javier Rivas, COO da Smurfit Kappa Paper & Board da Europa, afirmou: “estamos muito satisfeitos com este investimento que ajudará a nossa central a ser ainda mais sustentável e respeitadora do ambiente. Na Smurfit Kappa, preocupamo-nos em integrar a circularidade no nosso negócio, em particular quando falamos do processo de produção. Com este novo forno de cal e sistema de tratamento de gases, poderemos recuperar e reutilizar a maioria dos nossos materiais”.
O projeto encontra-se em fase de construção e espera-se que a central esteja em pleno funcionamento ainda em 2023.