O Grupo Fedrigoni assinou dois acordos estratégicos: uma parceria de fabrico com uma fábrica de papel especializado em Quzhou, província de Zhejiang, China, e a aquisição de um centro dedicado a investigação e desenvolvimento em Grenoble, França.
Na parceria com a fábrica de papel, a Fedrigoni concedeu um empréstimo a um veículo de aquisição, criado por dois ex-executivos seniores da Arjowiggins, que dá à Fedrigoni a opção de assumir a empresa a longo prazo. Com 130 colaboradores e uma capacidade de produção anual de 7000 toneladas, a fábrica de Quzhou é fabricante de artigos translúcidos (vendidos sob as marcas Gateway, Idem e Sylvicta) para aplicações que vão desde design industrial e aplicações gráficas até embalagens para alimentos, eletrónica de consumo e produtos de luxo.
A Fedrigoni vai, por isso, reforçar a sua presença no mercado asiático – onde o grupo já tem uma vasta rede de distribuição na China, Hong Kong, Filipinas, Indonésia e Bangladesh, 11 armazéns e uma fábrica de produção de materiais autoadesivos em Hefei. Além de reforçar a sua pegada geográfica na Ásia, esta transação levará a Fedrigoni a expandir ainda mais o seu portfólio de produtos, com o potencial de substituir cada vez o plástico nas embalagens como um monomaterial totalmente reciclável graças à marca Sylvicta .
A aquisição do R&D Centre em Grenoble - com colaboradores, equipamentos, patentes e marcas, incluindo a marca Powercoat - irá aumentar as capacidades em testes e prototipagem RFID, eletrónica impressa, investigação avançada em substratos de papel e materiais alternativos à base de pasta, beneficiando das relações estabelecidas dentro do ecossistema existente, particularmente na área de Grenoble, como a International Paper Engineering School Grenoble ou o Centro Técnico e de Investigação de Pasta e Papel (CTP).