A nova Caldeira de Vapor a Gás Natural/Hidrogénio da The Navigator Company, em Setúbal, já está em fase de testes.

A ENERGEST – Engenharia e Sistemas de Energia, empresa responsável pelo projeto, construção e colocação em serviço da mesma, está, neste momento, a fazer o comissionamento à caldeira para garantir os requisitos e necessidades operacionais da mesma. Está a ser realizado o comissionamento a quente para, posteriormente, a caldeira começar a funcionar a 100% da carga, durante 7 dias, e se desenvolver os testes de performance/aceitação.

Caldeira Energest Navigator

Para Miguel Marques, Diretor de Produção na ENERGEST, “a caldeira que, neste momento, estamos a comissionar na Navigator tem diversas vantagens tanto mecânicas como funcionais. Como vantagens mecânicas destaco a construção integralmente soldada, barrilete com reduzida furação, o que diminui muito as tensões, assim como a espessura do mesmo. No aspeto funcional, devido à sua configuração, apenas 50% da água de circulação passa pelo ebulidor/barrilete o que se traduz numa maior estabilidade no nível, elevadas taxas de transferência de calor e uma elevada taxa de circulação a todas as cargas.”

A Caldeira do tipo Aquatubular ENERGEST, integralmente refrigerada, debitando 57 T/h de vapor sobreaquecido a 64 barg – 460 ºC – vai-se tornar na caldeira de maior potência construída em Portugal e é uma solução personalizada à fábrica.

O projeto vai permitir a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) pela troca de combustíveis, e aumentar a eficiência na preparação e no transporte de combustível (GN por Pipe Line), diminuindo os riscos ambientais.

A ENERGEST – Engenharia e Sistemas de Energia centra as suas atividades na conceção, projeto, construção e montagem de equipamentos e instalações térmicas industriais, para as mais diversas áreas de negócios.