A Smurfit Kappa investiu 11,5 milhões de euros para completar um projeto de sustentabilidade em grande escala na sua fábrica de papel em Zülpich, Alemanha.

Para reduzir significativamente as emissões de CO2, foi redesenhada a caldeira multicombustível para fornecer uma fonte de combustível mais sustentável para a produção de vapor e eletricidade.

Smurfit Kappa Zulpich

A fábrica, que produz cerca de 500 000 toneladas de papel por ano, passou assim a funcionar com uma combinação do seu próprio biogás, que é um subproduto da sua instalação circular de tratamento de água, gás natural e materiais residuais (os chamados "resíduos" produzidos no processo de reciclagem de papel que de outra forma seriam considerados resíduos). O investimento permitiu reduzir as emissões de CO2 na fábrica em mais de 25%, o que se traduz numa poupança anual de 55 000 toneladas de CO2. Isso representa uma redução de 2% nas emissões globais de CO2 da empresa.

A abordagem circular de Zülpich terá também um impacto positivo nas outras fábricas de papel da empresa, tais como Parenco e Roermond na Holanda, cujos resíduos se tornaram uma valiosa fonte de combustível para a caldeira da fábrica alemã recentemente renovada.

Pim Wareman, CEO da Smurfit Kappa Recycled Paper Cluster, diz: "O projeto demonstra que a eficiência económica e a sustentabilidade não são de modo algum incompatíveis, mas podem andar de mãos dadas, levando a fábrica por um caminho muito positivo".

Andreas Zeitlinger, diretor geral da fábrica de papel de Zülpich, acrescentou: " Ao converter os fluxos secundários do processo de fabrico de papel, tais como resíduos e biogás, em vapor e eletricidade, estamos no bom caminho para atingir os nossos objetivos de sustentabilidade".

Susana Amaya, Quality & Food Safety & Sustainability na Smurfit Kappa Spain | Portugal | Marrocos, diz: "O nosso objetivo para 2030 é conseguir uma redução de 55% das nossas emissões de CO2 fóssil e pelo menos zero emissões líquidas de CO2 até 2050. Marcos validados pela iniciativa "Science Based Targets" como estando de acordo com o Acordo de Paris.”

A Smurfit Kappa é um dos principais fornecedores de soluções de embalagem de papel do mundo, com cerca de 48 000 funcionários em aproximadamente 350 centros de produção em 36 países e com um volume de negócios de 10,1 mil milhões de euros em 2021.