Tendo em conta a iminente escassez de gás, a Koenig & Bauer decidiu tornar a sua produção independente do gás fornecido por gasoduto.
Após vários meses a trabalhar nesse sentido, a empresa anunciou que o gás anteriormente necessário para a produção será totalmente substituído até ao final de julho de 2022.
Através da adaptação da infraestrutura, o gás será assim substituído por um cabaz energético constituído por GPL, óleo de aquecimento e aquecimento urbano, entre outros, antes do início da estação de aquecimento.
Em consequência de um fornecimento restrito de gás, não podem igualmente ser excluídas flutuações imprevistas na rede elétrica. A Koenig & Bauer adquiriu, portanto, unidades móveis de alta capacidade de energia de emergência (NEA) que podem ser implantadas conforme necessário. Isto significa que a produção própria da Koenig & Bauer está em grande parte assegurada em todas as fábricas europeias, mesmo em caso de paragem do fornecimento de gás russo.
Além disso, o fornecimento de combustível para energia de aquecimento será modificado nas principais instalações de produção até 1 de setembro de 2022. A Koenig & Bauer também continua a trabalhar em conceitos de energia sustentável, um esforço que começou antes da situação relacionada com o conflito na Ucrânia. O objetivo é a independência a longo prazo dos combustíveis fósseis e a máxima autossuficiência, nomeadamente no que diz respeito à consecução dos objetivos de sustentabilidade e à máxima resiliência às futuras flutuações nos mercados energéticos.