fbpx

O Grupo Fedrigoni foi reconhecido com a medalha de Platina pela Ecovadis pela sua atuação em termos em termos corporativos, sociais e ambientais.

A Ecovadis examina anualmente 75 000 empresas de todas as dimensões e de 200 sectores de produção em todo o mundo, avaliando as suas operações e sistemas de gestão do ponto de vista dos cuidados ambientais e da responsabilidade social. O resultado coloca o Grupo no top 1% das empresas da mesma indústria, em todo o mundo, para o desempenho de ESG.

Fedrigoni Marco NespoloMarco Nespolo

Diversos fatores influenciaram a pontuação: comunicação transparente de metas e resultados, incluindo a redução de emissões, apoiada pela Science Based Target Initiative, consumo de água e gestão de resíduos; um plano de ação claro para atingir os objetivos de 2030 e uma responsabilização generalizada de todos os gestores da empresa, ligando uma parte significativa dos MBO à consecução das metas do ESG (entre 15% e 25% dependendo do papel).

"Se a Medalha de Ouro obtida em 2021 certifica o compromisso estruturado e os primeiros bons resultados alcançados", comenta Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni, "a classificação Platina, com uma pontuação tão elevada, mostra que o caminho percorrido está a dar excelentes frutos e coloca-nos no top 1% do mercado mundial no que diz respeito às nossas indústrias de referência. A Medalha Platina representa um marco importante, que é uma fonte de orgulho para nós. No entanto, não é um ponto final, mas um incentivo para melhorar ainda mais."

"Investimos há 20 anos para tornar os nossos processos, produtos e relações com o nosso povo e os territórios em que operamos cada vez mais sustentáveis", acrescenta Chiara Medioli Fedrigoni, Chief Sustainability & Communication Officer do Grupo Fedrigoni, "e nos últimos dois anos acelerámos ainda mais o nosso compromisso com os objetivos ESG. Estamos muito conscientes dos desafios que o país enfrenta, tanto em termos de redução de emissões de energia e CO2, como na utilização de recursos ambientais: trabalhamos com muitos parceiros tecnológicos internacionais e dois centros de investigação para melhorar o nosso desempenho e dar aos clientes e aos cidadãos soluções sustentáveis."

No plano social, a empresa está empenhada em criar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e inclusivo. Uma conquista notável diz respeito às lesões no local de trabalho, que uma política cuidadosa de sensibilização para o comportamento adequado levou a melhorias mais rápidas do que o esperado: desde 2020, o índice de frequência de lesões diminuiu 35% (maio de 2022), tornando a meta a 10 anos de -67% alcançável. A meta para 2030 de 30% de mulheres em cargos de chefia também deverá ser aumentada, uma vez que já se situa nos 27% (maio de 2022).

2022 EV Platinum medalO compromisso da empresa com a comunidade também inclui ações concretas em matéria de biodiversidade e direitos humanos. A Fedrigoni tem vindo a trabalhar com a empresa de consultoria ambiental ETIFOR (uma spin-off da Universidade de Pádua - Itália) para avaliar o seu impacto e desenvolver uma estratégia de mitigação adequada: neste momento, foi concluída uma análise de proximidade das instalações de produção de papel e está em curso um estudo dos processos e da cadeia de abastecimento.

Salvaguardar a biodiversidade é uma questão que a empresa tem considerado uma prioridade há anos: desde 2014, 100% da pasta utilizada tem sido certificada pela FSC, sendo que os fornecedores são também selecionados com base na existência de projetos de recuperação e conservação da biodiversidade nas florestas de onde provêm.

Finalmente, sobre os direitos humanos, ao longo do ano passado, a Fedrigoni definiu o conjunto de comportamentos e renovou o Código de Ética corporativo, em consonância com os "Princípios Orientadores das Empresas e dos Direitos Humanos" das Nações Unidas, lançando uma campanha de sensibilização interna para as suas 4500 pessoas.

Um mapeamento inicial (Human Rights Impact Assessment) foi então realizado em 2022 sobre os riscos de possíveis violações dos direitos humanos nas instalações de produção da Fedrigoni em todo o mundo, que serão usadas para definir um plano de ação subsequente.