fbpx

Conversas informais e sugestões práticas relacionadas com o ambiente, filosofia e inovação são o cerne do “Ecosofia X”, o novo podcast de sustentabilidade e ética do jornal Expresso, em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV).

Quinzenalmente, sempre à quinta-feira, há um novo episódio para ouvir.

Ecosofia

Ecosofia resulta da união de ecologia e filosofia,  conceito desenvolvido pelo filósofo norueguês Arne Naess, nos anos 70, para falar de harmonia ecológica. Naess defendia que cada pessoa devia refletir sobre a sua própria ecosofia pessoal, de forma a entender como era feito o percurso do eu, para o eu social e, finalmente, para o eu ecológico.

Conduzido por Cristina Gouveia e Sofia Guedes Vaz, engenheiras do ambiente com conhecimento na área da inovação e filosofia, o podcast visa aproximar os ouvintes às temáticas abordadas.

Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, refere que o projeto “vai permitir cultivar um pensamento mais consciente nos portugueses e, esperamos, motivar à adoção de melhores práticas.”

Cada episódio vai estar dividido em três momentos: a rubrica inicial “Raio X” vai analisar notícias da atualidade sobre o ambiente, na perspetiva pessoal de cada uma das interlocutoras; um momento de discussão e troca de experiências em torno de uma temática específica, que poderá contar com a participação de especialistas da área e, por último, um espaço de partilha de iniciativas e atividades para os ouvintes, como recomendações de filmes, séries, livros ou exposições.

O podcast “Ecosofia X, além do site do jornal Expresso, encontra-se em plataformas digitais como a Apple Podcasts ou o Spotify.