fbpx

Os CTT lançaram uma emissão filatélica dedicada à Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), aprovada pelas Nações Unidas no final de 2017. O design dos selos esteve a cargo de João Machado.

Decada Nacoes Unidas

De acordo com Luiz Menezes Pinheiro, Presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO, e conforme se lê na pagela desta emissão, “é particularmente importante envolver as gerações jovens, agentes fundamentais das transformações sociais, encorajando-as a participação ativa neste processo. Pretende-se ainda mobilizar, estimular e coordenar a nível global os esforços de investigação multidisciplinar e interdisciplinar a todos os níveis, apoiando a capacitação e o acesso à informação e tecnologia para os países com maiores carências, promovendo a literacia do oceano e a melhoria das redes de observação e monitorização. A Década é assim uma oportunidade única para as nações trabalharem juntas para gerar o conhecimento científico necessário para promover a proteção e a sustentabilidade do Oceano que todos partilhamos.”

 Esta emissão filatélica é composta por dois selos, com o valor facial de 0,84€ e 1,00€, com uma tiragem de 75 000 exemplares cada.