fbpx

Todas as empresas de impressão que consomem mais de 200 toneladas de solventes por ano terão de cumprir as novas condições de funcionamento e os valores-limite de emissão até 2024. Para apoiar a implementação dos novos requisitos, a Intergraf publicou um guia público gratuito para gráficas com maquinaria heatset.

Maquina de impressao offset

A Intergraf tem estado ativamente envolvida na Diretiva relativa às emissões industriais da UE (IED) e nas suas revisões. Participou na revisão do STS BREF desde 2015 até 2020, altura em que foi aprovada a Decisão de Implementação da Comissão Europeia que estabelece as melhores conclusões técnicas disponíveis para o tratamento de superfícies utilizando solventes orgânicos (UE/2020/2009), estabelecendo novos requisitos para as grandes máquinas de impressão (por exemplo, rotogravura, flexografia e heatset).

Para apoiar a implementação destes novos requisitos na indústria de impressão, a federação de associações da indústria gráfica criou os guias BAT em Heatset: Orientação Prática e Legal.

Beatrice Klose, secretária-geral da Intergraf, esclareceu que "o Documento de Orientação Intergraf para impressão heatset visa apoiar as empresas e as autoridades competentes para uma aplicação harmonizada dos novos requisitos de licença ambiental ".

O documento de orientação apresenta orientações práticas (parte 1), bem como uma referência cruzada ao texto jurídico (parte 2) para proporcionar aos leitores uma interpretação técnica e jurídica dos novos requisitos europeus. O documento de orientação liga-se a um modelo para um Solvent Mass Balance (também chamado Solvent Management Plan) que também apoia a aplicação dos novos requisitos.

Faça aqui o download

A indústria de impressão europeia (EU + Reino Unido) é composta por cerca de 110.000 empresas de impressão (95% PME), que empregam 600.000 pessoas e geram um volume de negócios combinado de 79 mil milhões de euros.