Qualidade, fiabilidade e rápido retorno do investimento são os principais motivos apontados pela Imacx para o investimento na Onset X1 da Fujifilm.

Fundada em 1998, e com sede em Lisboa, a Imacx é uma empresa de impressão digital e produção especializada na produção de grandes formatos, sinalização e material de display. Com um crescimento médio anual de 18% na produção a cada ano, desde a sua criação, a Imacx tem continuado a expandir-se. Em 2020, a empresa procurou dar resposta à necessidade de novos equipamentos que pudessem produzir trabalho de alta qualidade e de curta duração, recorrendo à Fujifilm e à Onset X1, para se tornar a primeira empresa portuguesa a investir na plataforma de grande formato.

"Quando olhamos para a impressão hoje em dia, a qualidade é fundamental. Com tanta concorrência no mercado, os clientes estão a exigir uma impressão de alta qualidade que pode ser produzida num curto espaço de tempo", diz Raphael Giovanella, CEO da Imacx. Adianta ainda,  "Como empresa, procuramos ir além, todos os dias, para garantir que estamos a cumprir as exigências dos nossos clientes e a adição da Onset X1 está a ajudar-nos a fazer isso mesmo. Permitiu-nos dar a volta a grandes campanhas para os nossos clientes, muito mais rapidamente."

A empresa já tinha uma relação anterior com a Fujifilm e com a Inca Digital antes do investimento. "Adquirimos uma Onset S20 há vários anos e era uma máquina muito boa e fiável, por isso a decisão de investir num Onset X1 foi lógica para nós. Quando nos apercebemos disso, não foi apenas a qualidade da impressão produzida que se destacou. O preço competitivo foi um bónus adicional, e não podíamos deixar passar a oportunidade de investir. Desde a atualização para a Onset X1, a qualidade que conseguimos alcançar e a produtividade do nosso negócio aumentou significativamente."

Giovanella diz: "as credenciais ambientais do Onset X1 também foram apelativas quando tomámos a decisão de investir. Produzir soluções sustentáveis é atualmente uma preocupação fundamental para os nossos clientes, bem como para o nosso próprio negócio."

Imacx Interior

Giovanella reconhece as dificuldades que 2020 colocou ao negócio, mas tudo melhorou nos últimos meses: "Inicialmente, fomos fortemente afetados pela COVID-19 e tivemos de fechar temporariamente durante o período de confinamento. No entanto, a partir de meados de 2020, e com a ajuda da Onset X1, as coisas começaram lentamente a melhorar. Isto deveu-se, em parte, a uma grande quantidade dos nossos projetos de produção que estão a ser orientados em torno das normas de segurança nos centros comerciais. A Onset X1 tem sido extremamente influente a ajudar-nos a manter a nossa base de clientes, bem como a obter novos negócios."

Ao comentar a relação da empresa com a Fujifilm, Giovanella diz: "é sempre um prazer, e estamos muito satisfeitos por termos podido desenvolver esta relação ainda mais com este investimento. A Fujifilm é uma empresa versátil e flexível com um impressionante portfólio de produtos e agradecemos a dedicação a fornecer soluções rentáveis de alta qualidade. Não hesitaríamos em recomendar trabalhar com eles."

Filipe Marques, Fujifilm Portugal Country & Graphic Systems Manager, por seu lado, comenta: "Temos o prazer de ver como a Imacx lidou com um ano difícil e como a Onset X1 os ajudou neste período. A sua adaptação às circunstâncias é louvável. O negócio segue em força e estamos encantados por ver a Onset X1 a revelar-se uma parte essencial das suas operações."