A Sodim - SODIM SGPS SA, participada pela família Queiroz Pereira, fez uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) à Semapa, holding que detém participações industriais na The Navigator Company, no Grupo Secil, no Grupo ETSA e na Semapa Next.

A Sodim detém, através da sua subsidiária Cimo - Gestão de Participações, ações representativas de 71,906% do capital social da Semapa e 73, 167% dos direitos de voto. Assim, a oferta compreende um número máximo de 22.831.666 ações. No objeto da oferta estão incluídas as 1.400.627 ações representativas de 1,723% do capital social da Semapa que, nesta data e de acordo com a informação pública disponível, são detidas pela própria Semapa, assim como as Ações detidas pela Sociedade Agrícola da Quinta da Vialonga, S.A. e pelos administradores da Sodim.

Business

Em comunicado, a Semapa fez saber que “irá iniciar os procedimentos necessários para poder cumprir as obrigações que para si advêm da publicação do anúncio preliminar da Oferta, designadamente, a convocação de um Conselho de Administração com vista a pronunciar-se sobre a oportunidade e as condições da Oferta”.

A contrapartida da Oferta consiste no montante de € 11,40 por ação a pagar em dinheiro deduzido de qualquer montante que venha a ser atribuído a cada ação, seja a título de dividendo, de adiantamento sobre lucros de exercício, de distribuição de reservas, ou outro. Isso representa um prémio de 20% em relação à última cotação de fecho das ações no mercado regulamentado Euronext Lisbon, a 18 de fevereiro de 2021, a qual foi de 9,50 €, assim como um prémio de 37,2% em relação ao preço médio ponderado das ações no mercado regulamentado nos seis meses imediatamente anteriores ao anúncio.

Os intermediários financeiros representantes são o Banco Comercial Português, agindo através da divisão de banca de investimento, Millennium lnvestment Banking e o Caixa - Banco de Investimento.

Para além da Semapa, a Sodim detém o Hotel Ritz, em Lisboa, e uma participação na Sonagi, empresa que se dedica à atividade imobiliária.