Estão abertas as inscrições para o Fedrigoni Top Award, concurso que recebe projetos de designers, gráficas, editores e clientes finais, que desenvolveram projetos impressos com papéis especiais da Fedrigoni, Fabriano e Manter, entre julho de 2018 e junho de 2020.

Há quatro categorias a concurso

  • Editorial (categoria dedicada a Gianfranco Fedrigoni): livros, volumes, revistas, edições de arte;
  • Identidade Corporativa: brochuras, catálogos de produtos e serviços, demonstrações financeiras, mailings, convites, calendários, cadernos, diários, e outra papelaria;
  • Rótulos: rótulos para vinho, bebidas espirituosas, alimentos gourmet (aplicados aos recipientes) utilizando a gama Manter;
  • Embalagem: caixas, sacos de compras, ou outros recipientes onde tenha sido utilizado papel.

Fedrigoni Top Award

Para introduzir um ou mais produtos/projetos é necessário preencher um formulário específico até 30 de junho de 2020  no site  www.fedrigonitopaward.com. O registo envolve um título e a descrição do produto, alguns dados técnicos de produção e o upload de imagens pertinentes (de uma a quatro fotos).

As fotografias serão então publicadas em secções especiais do site e, consequentemente, serão visíveis ao público em geral. O público poderá então votar nos seus projetos favoritos. O projeto eleito será exibido em conjunto com os outros projetos selecionados pelo júri o concurso.

Até 30 de julho de 2020, os cinco membros do Júri avaliarão os projetos e apenas os que receberem pelo menos dois votos em cada cinco irão passar para a fase seguinte. Até 30 de agosto de 2020, cada participante receberá um e-mail a notificar se o projeto submetido foi ou não aprovado.

Se for aprovado, será convidado a indicar os dados de todas as pessoas envolvidas no projeto (por exemplo, cliente final, editora, designer criativo, impressora) e, em seguida, enviá-lo até 30 de setembro de 2020, com pelo menos duas amostras físicas do produto. Os produtos não serão devolvidos.

Os produtos aceites e recebidos serão então revistos pelo Júri durante uma reunião presencial para avaliar os projetos antes de anunciar os três melhores produtos de cada categoria.

Será também atribuído um prémio em cada categoria ao melhor projeto desenvolvido com recurso à tecnologia HP Indigo.

Júri:

O Júri é composto por um painel de especialistas internacionais no mundo do design, comunicação e produção. É composto por Simon Esterson (Revista Pulp /Eye/UK), Frank Göhrhardt (Taschen/Alemanha), Min Wang (Academia Central de Belas Artes da China / China), Ivan Bell (Stranger&Stranger/UK) e Juan Mantilla (Kiko/Itália).

Os prémios

Os melhores projetos receberão um troféu e serão exibidos numa exposição que terá lugar em Paris na primavera de 2021. O anúncio dos melhores projetos será feito durante a inauguração da Exposição sendo convidados um representante da empresa cliente, um representante de cada empresa criativa, um representante de cada empresa gráfica e o designer do projeto com mais votos online.