fbpx

«Cascata de Beckford» por Cristina MenezesO Inverno traz novas cores aos Parques de Sintra. Inspirados pelas novas tonalidades da serra, fotógrafos amadores e profissionais poderão candidatar os seus trabalhos ao concurso de fotografia “Captar Sintra – A biodiversidade das estações”.

Este é o segundo de oito concursos fotográficos, a lançar pela Parques de Sintra até 2013, em cada estação do ano, no âmbito do projeto Bio+Sintra, que promove os principais valores naturais da Serra e procura dar a conhecer as relações causais diretas entre as atividades diárias e as emissões de carbono.

O concurso está aberto à participação de todos os visitantes dos parques geridos pela
Parques de Sintra, quer sejam fotógrafos profissionais ou amadores, com fotografias captadas nos Parques da Pena, Monserrate, Convento dos Capuchos, Castelo dos Mouros, Jardim da Condessa D’Edla ou em qualquer das Tapadas anexas. As candidaturas deverão ser entregues até dia 2 de Março de 2012.

Cada participante poderá candidatar até três fotografias originais da sua autoria, que serão avaliadas de acordo com a originalidade, impacto da imagem e qualidade fotográfica.

Os três melhores trabalhos serão premiados com a estadia de uma noite, para duas pessoas, com pequeno-almoço, num dos hotéis mais emblemáticos e românticos de Sintra (1º Prémio), cheques oferta FNAC e cartões anuais de visitante da Parques de Sintra.

O conjunto dos melhores trabalhos apresentados a concurso será exposto em local e data a indicar, bem como no website do projecto Bio + Sintra, no final de cada estação do ano.

Informações, regulamento completo e inscrições na secção “Concursos de fotografia” em: http://www.parquesdesintra.pt/bio+sintra

 

Conhecidos vencedores do 1º concurso

A primeira edição dos concursos fotográficos decorreu entre 19 de Novembro e 21 de Dezembro e teve como vencedores: Cristina Menezes, com a fotografia “Cascata de Beckford; João Vasco Santos, com a fotografia “Cores de Outono”; e Francisco Lourenço, com a fotografia “Espelho de vida”.

Das 55 fotografias apresentadas a concurso e que procuraram captar a biodiversidade de Sintra, os trabalhos dos três candidatos destacaram-se pela sua criatividade e por contribuírem para a adopção de comportamentos mais sustentáveis. Os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por Nanã Sousa Dias, fotógrafo profissional, Carlos Albuquerque, representante da Câmara Municipal de Sintra, João Vieira, representante da associação cultural 3Pontos, e Maria Inês Moreira, coordenadora do projecto BIO+Sintra.

As melhores fotografias e mais representativas da biodiversidade na Serra de Sintra estarão expostas no Palácio de Monserrate, entre os meses de Fevereiro e Março de 2012.