Agora vai ser mais fácil encaminhar para reciclagem os CD e DVD usados. Com o serviço Ecopick, uma iniciativa da Chronopost, em parceria com a Quercus, que vai arrancar nos mais de 420 pontos da rede “Pick me!” da Chronopost, é possível pedir a recolha e o encaminhamento para reciclagem de suportes de informação descartáveis usados. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e da Agência Portuguesa do Ambiente.
«É com muita satisfação que assistimos à concretização deste projecto, o qual é uma iniciativa sem par em Portugal e, inclusive, em vários países europeus, além de se enquadrar na nossa política de desenvolvimento sustentável, nomeadamente no nosso compromisso diário com o ambiente», refere Olivier Establet, Administrador da Chronopost em Portugal.
As receitas geradas com a reciclagem dos CD e DVD usados serão aplicadas na plantação de árvores em território nacional, através da Fundação Floresta Unida, entidade que a Chronopost tem vindo a apoiar desde 2012 e que já permitiu a plantação de mais de 1.000 árvores com 30 anos de gestão em áreas públicas.
Os CD e DVD são fabricados de policarbonato - plástico 100% reciclável -, tendo uma camada de alumínio e uma outra de verniz. Mas estão ainda abrangidos os Blu-Ray e as disquetes.
A campanha será também apoiada pela Amb3E, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, Ecopilhas, EGF, Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos (EGSRA), ERP Portugal e Sociedade Ponto Verde.