Cerca de 75% das 7000 empresas do setor gráfico, na Alemanha, afirmam estar a enfrentar grandes desafios devido à escassez de mão-de-obra qualificada. Em Portugal, a situação é também uma fonte de preocupação.

"A indústria gráfica tem sido afetada pela escassez de mão de obra (qualificada) há anos," dizem fontes da Heidelberg. De acordo com um estudo recentemente publicado pelo fornecedor de máquinas de impressão, quase metade das empresas carecem de pessoal qualificado adequado. Atualmente, este é o maior desafio - até mesmo classificado à frente do aumento dos preços de energia e dos encargos burocráticos.

Para o estudo, a empresa conduziu uma pesquisa representativa das opiniões de 700 empresas. A empresa sediada em Heidelberg vê a automação e a digitalização como soluções para a escassez de pessoal nas gráficas. Desta forma, os empregos podem ser tornados mais técnicos e mais atrativos para os trabalhadores.

No entanto, os trabalhadores qualificados continuam a ser o tudo e o nada, apesar do aumento da automação e dos conceitos de Novo Trabalho. O recrutamento será, portanto, um tema importante na drupa, a feira internacional de tecnologias de impressão, realizada em Düsseldorf de 28 de maio a 7 de junho de 2024. A feira é um ponto de encontro importante para empresas que buscam atrair os estagiários de hoje, funcionários de amanhã.

O fórum especial "DRUPA NEXT AGE", por exemplo, será totalmente dedicado ao código genético da indústria - "DNA da drupa". É um ponto de partida para startups, empresas inovadoras, bem como empresas estabelecidas. Aqui, a Universidade de Media de Stuttgart, em conjunto com o Círculo Internacional de Institutos Educacionais para Tecnologia e Gestão Gráfica de Media, oferece um ponto de contato para ex-alunos, estudantes e estagiários. Potenciais funcionários e estudantes têm assim a oportunidade de conversar com os empregadores do futuro e conhecer conceitos e casos de melhores práticas.

Inúmeras iniciativas promovem as carreiras na indústria gráfica e apoiam empresas na conscientização sobre profissões e perfis de emprego no setor. As associações federais alemãs organizadas no BVDM (Associação Alemã de Impressão e Media), por exemplo, iniciaram vídeos de formação que permitem que estagiários no campo de tecnologia de media, impressão, serigrafia e processamento de impressão, bem como designers de media digital e impressa, tenham voz. Aqui, os jovens enfatizam que a formação não só vem com remuneração acima da média, mas também é muito divertida e sinónimo de um futuro profissional seguro.

PrintMaterial

A Associação de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA) lançou a campanha "Talentmaschine/Talent Machine" em abril, projetada para despertar o interesse dos jovens por tecnologias e carreiras na construção de máquinas e equipamentos.

A drupa também verá a estreia da iniciativa setorial WE.ARE.PRINT da Fachverband Medienproduktion (FMP). Esta é uma plataforma para as indústrias de impressão e media baseada em parcerias, networking e promoção de talentos.

Além disso, os trabalhos criativos e inovadores de estudantes e estagiários terão exposição na drupa em numerosos fóruns e projetos especiais. Sabine Geldermann, Diretora de Projeto de Tecnologias de Impressão da Messe Düsseldorf, diz: "A drupa oferece aos prestadores de serviços de impressão e aos seus fornecedores upstream a oportunidade de mostrar o futuro da indústria, alcançando seletivamente mão-de-obra qualificada e jovens talentos. Estou convencida de que cada vez mais jovens serão atraídos por esta indústria inovadora no futuro e desejarão ingressar numa profissão na indústria gráfica."

A drupa 2024 estará aberta para visitantes de terça-feira, 28 de maio, a sexta-feira, 7 de junho de 2024. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábado e domingo, das 10h00 às 17h00.

Os bilhetes de 1 dia custam 60 euros, os de 3 dias custam 165 euros e os de 5 dias custam 255 euros. Para obter informações sobre vouchers de estacionamento e bilhetes para transporte público local, consulte também a Ticketshop: www.drupa.de/1130.

Em Portugal, os associados da APIGRAF terão acesso a bilhetes com descontos que ultrapassam os 40%.