Os adesivos de montagem, por vezes referidos como adesivos de dupla face ou película de montagem dupla, foram usados extensivamente nos primeiros dias da imagem digital, mas a sua utilização diminuiu à medida que a disponibilidade de suportes com autoadesivos aumentou.
Por Jerry Hill, Vice-Presidente de Vendas da Drytac
No entanto, esta prática não é de forma alguma obsoleta, com os adesivos de montagem ainda a terem muito para oferecer ao negócio de impressão moderno, devido ao facto de poderem ser utilizados através de uma vasta gama de aplicações.
Então, o que é um adesivo de montagem? A construção de um adesivo de montagem consiste em duas camadas de adesivo separadas por uma película transportadora e protegidas por um liner de libertação. A maioria dos filmes de montagem utilizam adesivo sensível à pressão, mas também existem algumas versões ativadas pelo calor disponíveis no mercado. A maioria dos filmes de montagem vêm com um liner de libertação deixando um lado do adesivo exposto à medida que sai do rolo, enquanto alguns produtos vêm com dois liners de proteção.
Voltando ao ponto principal, nestes dias modernos de suportes de comunicação com adesivos, por que seria necessário um adesivo de montagem de dupla face? Simplificando, oferece uma excelente solução para um vasto leque aplicações e tipos de trabalho.
Em primeiro lugar, a montagem de adesivos permite a impressão frente e verso dos suportes de comunicação, o que permite a utilização em várias áreas e oferece uma enorme flexibilidade ao utilizador.
A montagem de adesivos também permite que a gráfica responda a várias necessidades de aplicações permanentes, removíveis e reposicionáveis para trabalhos como gráficos de decoração de parede e janela, aumentando novamente o nível global de flexibilidade para o utilizador, e permitindo-lhes aceitar todo o tipo de trabalho.
Focando-se nos tipos de aplicações, os adesivos de montagem permitem que os utilizadores façam os seus próprios decalques a partir de qualquer tipo de suporte. Isto é especialmente benéfico quando os prazos de entrega são curtos e não há suportes autoadesivos em stock. Permite utilizar os suportes existentes, poupando tempo e dinheiro.
Da mesma forma, a flexibilidade também existe quando se trabalha com película fotográfica e papéis que são processados por líquidos, o que por sua vez significa que os autoadesivos não são práticos, tornando os adesivos de montagem como a escolha ideal.
As gráficas offset também podem criar trabalhos de impressão mais rápido e baratos na máquina e, em seguida, aplicar o adesivo, em vez de imprimir diretamente para os suportes com autoadesivos. Como tal, esta técnica permite-lhes produzir mais trabalhos.
Finalmente, é importante considerar a preferência do cliente. Alguns utilizadores finais têm certos suportes especificados para uma tarefa de impressão e podem não estar disponíveis numa versão com autoadesivos, pelo que a única opção se torna a recorrer aos usar adesivos de montagem para completar o trabalho em questão.
A conclusão é que os adesivos de montagem podem ajudar a economizar dinheiro, resolver necessidades de especialidade e – o mais importante – melhorar o processo criativo de construção de gráficos impressos em digital.