Criar Valor para o Consumidor é o título de um relatório que revela as exigências em mudança dos clientes de impressão, bem como as oportunidades inexploradas para as empresas gráficas e departamentos internos de impressão.
Segundo o estudo, um Insight Report da Canon, apenas um fornecedor em cada 7 está a dar resposta às necessidades dos departamentos de marketing, agindo como um parceiro consultor.
Com a chegada da pandemia, os confinamentos sucessivos e a pressão para apresentar resultados mensuráveis, as marcas canalizaram muito do seu orçamento para a impressão em digital, com a quota a atingir os 46% do orçamento, apesar de já ser referenciada alguma fatiga digital por parte dos consumidores.
Apesar disso, 97% dos respondentes referiram incluir a impressão no marketing mix e 47% fazem-no frequentemente. A aposta na impressão ronda os 33% do atual orçamento de marketing, sendo que 30% dos clientes de comunicação acredita que a impressão vai permanecer relevante. Uma maior aposta viria por parte dos 40% das marcas inquiridas, caso soubessem como medir o retorno das campanhas de impressão, adiantaram ainda.
Cerca de 86% dos respondentes gostaria de saber mais sobre a combinação da impressão com elementos digitais, para conseguir uma abordagem mais integrada. O estudo também revela que 80% das marcas procuram ideias novas junto dos fornecedores de impressão, para alcançar os públicos-alvo, e 75% quer que as gráficas tenham um papel de maior consultoria.
Canon Ascent
Com base nestas descobertas, a Canon desenvolveu o Programa Canon Ascent, para formar empresas gráficas e departamentos internos de impressão sobre como construir uma relação de trabalho próxima com os clientes e como desenvolver a oferta para proporcionar serviços de valor acrescentado. O programa inclui formação, workshops, orientação e partilha de conhecimentos em comunidade.
Além disso, a multinacional vai oferecer suporte a diversas funções de negócio, incluindo marketing e vendas, e proporciona perspetivas sobre uma variedade de tópicos e tendências.
Sobre o estudo
Foram conduzidas entrevistas telefónicas exaustivas com uma agência de investigação independente a 235 senior marketing managers de organizações distintas quanto à dimensão e mercados verticais, em toda a EMEA, entre março e junho de 2020. A grande maioria deles (80%) era cliente final de impressão (in-house na marca) e os restantes 20% eram de agências.