A Canon e o festival Visa pour l’Image assinalam este ano o 25.º aniversário da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas, uma iniciativa que continua a promover e valorizar o trabalho de mulheres fotojornalistas em todo o mundo.
A bolsa, no valor de 8000 euros, destina-se a apoiar projetos documentais de longa duração, em curso ou por iniciar.
As candidaturas estão abertas até 21 de maio de 2025 e são avaliadas por um júri composto por especialistas internacionais da área do fotojornalismo. A participação é gratuita e aberta a fotojornalistas profissionais de qualquer país, desde que estejam ativamente a trabalhar no terreno.
A vencedora da edição anterior, a holandesa Cynthia Boll, irá apresentar o seu projeto documental “Reshaping Home: Indonesia's capital migration” na edição deste ano do festival Visa pour l’Image, que decorre em Perpignan, França.
O trabalho de Cynthia Boll acompanha, desde 2014, os impactos sociais e ambientais do processo de migração da capital da Indonésia de Jacarta para a nova cidade planeada de Ibu Kota Nusantara. Jacarta, com mais de 10 milhões de habitantes, enfrenta um grave problema de subsidência, afundando até 20 centímetros por ano devido à extração intensiva de águas subterrâneas. O último capítulo do projeto examina se Ibu Kota Nusantara poderá assumir-se como uma capital sustentável e viável.