A RF 100-300mm F2.8L IS USM é a mais recente super teleobjetiva zoom da Canon.

Devido ao seu alcance de zoom, com distância focal mínima de 1.8 m e ampliação máxima de 0.16x, abertura constante, a objetiva destina-se principalmente a profissionais e entusiastas especializados em fotografia de desporto – desde desportos de interior a desportos motorizados.

RF 100 300mm F2.8L IS USM

A RF 100-300mm F2.8L IS USM apresenta um design supercompacto e pesa 2.59kg – apenas mais 190g do que a objetiva fixa EF 300mm f/2.8L IS II USM. O seu desempenho e tamanho compacto foram possíveis graças à baioneta RF no centro do sistema EOS R –montagem que permite que a objetiva mantenha uma abertura fixa constante de f/2.8 em toda a gama de zoom, com focagem automática e acompanhamento rápido e preciso.

Uma vez que é compatível com a gama de extensores RF da Canon, o extensor RF 1.4x pode ser utilizado em toda a gama de zoom para se conseguir uma objetiva 140-420mm F4, enquanto o extensor RF 2x pode ser utilizado para se conseguir uma objetiva 200-600mm F5.6. Para além disso, é a primeira super teleobjetiva RF profissional a apresentar o anel de controlo, para além de um novo botão L.FN acessível e personalizável.

A abertura fixa rápida de f/2.8 é ideal para fotografar em condições de pouca luz e controlar a profundidade de campo para conseguir fotografias mais dramáticas, enquanto a abertura circular de 9 lâminas também cria efeitos de bokeh. Tal é suportado pelo novo mecanismo Estabilizador de Imagem, baseado nos sistemas IS das super teleobjetivas da Série L da Canon. Quando utilizado sozinho, é capaz de 5.5 passos de estabilização, que aumenta para 6 quando combinado com a estabilização de imagem incorporada. A estabilização, juntamente com a capacidade de fotografar em condições de pouca luz com velocidades de obturador mais reduzidas, é ideal para fotografia e vídeo com a câmara na mão, conseguindo captar motivos em movimento rápido. O sistema é, até, capaz de detetar quando um tripé está a ser utilizado, desligando automaticamente o IS.

É a primeira super teleobjetiva da Canon a apresentar um motor Dual Nano USM e controla dois grupos de focagem de forma independente. A utilização de uma lente de fluorite e quatro lentes UD corrige a aberração cromática e uma lente asférica de vidro moldado é também utilizada para garantir alta resolução desde o centro às margens da imagem.

A objetiva tem revestimentos de flúor para permitir que o elemento externo seja limpo com facilidade e de proteção térmica. O para-sol ET-124, o estojo maleável LS100-300 e a tampa de objetiva E-122 também proporcionam suporte e proteção adicionais.

Nova ferramenta de processamento de imagem de rede neural
A Canon também lançou a nova Ferramenta de Processamento de Imagem de Rede Neural para os utilizadores da marca. Construída com tecnologia de IA de deep learning, a ferramenta melhora as imagens extraindo mais detalhes do que os processos convencionais de melhoria de imagens. A ferramenta está disponível como parte do plano de Processamento de Imagem de Rede Neural da Canon ou como uma aplicação independente. Os utilizadores com um plano existente poderão aceder a esta aplicação sem nenhum custo adicional. Inicialmente, estará disponível apenas para utilizadores de Windows 10 e 11.