A Canon está a desenvolver a MS-500, a primeira câmara, de objetivas intermutáveis (ILC) de sensibilidade ultraelevada.

A máquina está equipada com um sensor de Díodo de Avalanche de Fóton Único (SPAD, na sua sigla em inglês) de 1.0 polegadas com a maior contagem de pixels do mundo, de 3.2 megapixéis.

MS 500

A câmara tira partido das características especiais dos sensores SPAD para obter um excelente desempenho em condições de pouca luz, enquanto utiliza objetivas de Broadcast, que apresentam alta performance em distâncias focais de alcance de teleobjetiva.

Há uma necessidade crescente de sistemas de monitorização de alta precisão para utilização em ambientes como fronteiras nacionais, portos marítimos, aeroportos, estações de comboios, centrais elétricas e outras instalações de infraestruturas essenciais, a fim de identificar rapidamente motivos, mesmo sob condições adversas. A MS-500 poderá tornar possível conseguir imagens HD coloridas nítidas mesmo em ambientes de luminosidade extremamente reduzida.

Com sensores CMOS, geralmente utilizados nas câmaras digitais convencionais modernas, cada pixel mede a quantidade de luz que o alcança num determinado tempo. No entanto, a leitura da carga eletrónica acumulada contém ruído eletrónico, o que diminui a qualidade da imagem, devido ao processo através do qual se mede a luz acumulada. Isto leva à degradação da imagem resultante, principalmente quando utilizada em ambientes de pouca luz.

Por sua vez, os sensores SPAD utilizam uma tecnologia conhecida como “contagem de fótons”, na qual são contadas as partículas de luz (fótons) que entram em cada pixel individual. Mesmo quando um único fóton entra num pixel, ele é amplificado aproximadamente 1 milhão de vezes de forma instantânea e emitido como um sinal elétrico. Cada um destes fótons pode ser contado digitalmente, tornando possível conseguir ruído zero durante a leitura do sinal – uma das principais vantagens dos sensores SPAD.

A Canon planeia dar início às vendas da MS-500 em 2023. A MS-500 será exibida como equipamento de referência no stand da Canon durante o NAB Show 2023 para equipamentos de broadcast e cinema, que se realiza em Las Vegas de 15 a 19 de abril.