A Canon Europa abriu as candidaturas às bolsas anuais de fotojornalismo, em busca de fotógrafos e videógrafos profissionais. As candidaturas para as duas bolsas estão agora abertas e encerram a 17 de maio.
Para promover o que há de melhor no storytelling, a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas distingue uma fotógrafa excecional pela sua contribuição para o fotojornalismo; e a Bolsa de Vídeo Canon reconhece quem deseja sensibilizar para uma questão social, cultural ou económica sob a forma de documentário.
Organizadas em conjunto com o Visa pour l'image, um dos principais festivais de fotojornalismo do mundo, ambas as bolsas oferecem financiamento dos projetos, bem como uma plataforma de divulgação. Os vencedores serão apresentados no festival que decorre em setembro em Perpignan, França, sendo os seus trabalhos apresentados no ano seguinte.
Bolsa de Vídeo Canon
O vencedor será selecionado por um júri composto por figuras profissionais do mundo da fotografia, em junho, e receberá uma bolsa de 8.000€ e o empréstimo de um kit da Canon para apoiar a produção de um documentário em curta-metragem. As candidaturas serão avaliadas pela apresentação, relevância e originalidade do projeto.
A vencedora do ano passado, Camille Millerand, utilizou o prémio para trabalhar no seu projeto “The Invisibles”, com foco nos trabalhadores ilegais que são parte essencial da atividade económica em França. Também recebeu o empréstimo de equipamento profissional e pioneiro de vídeo da Canon, e o seu documentário será exibido no festival deste ano.
O melhor do fotojornalismo feminino
O concurso procura uma fotógrafa que se destaque pela sua contribuição para o fotojornalismo – ser-lhe-ão atribuídos 8.000€, como forma de apoio ao longo do seu projeto com a duração de um ano, até à exibição no ano seguinte. A vencedora de 2021, Acacia Johnson, recebeu o prémio para realizar o seu projeto no Alaska – “To Know The Earth from Above: The Bush Pilots Connecting Rural Alaska”.
Atualmente, apenas 20% daquele estado americano é acessível por estrada, e dezenas das suas povoações remotas, em grande parte comunidades nativas, dependem de aviões para serviços essenciais, incluindo alimentação, assistência médica e transporte de emergência. A começar pela sua cidade natal de Anchorage, o prémio permitiu que Acacia Johnson colocasse a comunidade em destaque através de retratos de grande formato dos pilotos com os seus aviões e de fotografias aéreas da paisagem do Alaska. Acacia Johnson apresentará o seu trabalho no Visa pour l'image 2022.
Acacia Johnson, vecedora da bolsa de 2021, comenta: “Senti-me honrada por receber a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas 2021. O prémio monetário possibilitou-me despender tempo, energia e criatividade num projeto mais lento e aprofundado, com a esperança de que seja uma contribuição duradoura para a minha comunidade. Se estão a pensar candidatar-se, encorajo a que o façam – esta bolsa pode fazer a mudança numa carreira. Permitiu-me realizar um projeto que sonhava há muito tempo.”