fbpx

A Canon acaba de lançar a câmara de vídeo profissional 4K XF605 com a objetiva zoom BCTV 10x16 KAS S 8K, desenhada a pensar nos profissionais que trabalham sozinhos.

A XF605 representa a próxima geração da série XF, capaz de alcançar uma qualidade de imagem 4K 60p/50p 4:2:2 de 10 bits e FHD até 120p com alta taxa de fotogramas num modelo de pequenas dimensões.

Canon XF605

Alimentada por um sensor CMOS de tipo 1.0 e um processador DIGIC DV 7, a m]aquina traz opções personalizáveis de configuração de imagem, incluindo HDR (HLG/PQ), Canon Log3 e Look Files criados pelos utilizadores.

Utilizando o mesmo sistema de estabilização de imagem (IS) de 5 eixos que as séries XF e XA, a XF605 produz gravações suaves, mesmo em cenários dinâmicos. Há quatro opções de IS disponíveis através da combinação de diferentes definições nos modos IS Standard, Dynamic e Powered, permitindo aos utilizadores selecionar a operação de IS mais adequada e eficaz para o seu ambiente de gravação. Com uma objetiva 4K da Série L com grande ampliação, a XF605 alcança zoom ótico de 15x em 4K e zoom avançado de 30x em FHD.

A XF605 emprega também o Sistema de Focagem Automática Dual Pixel CMOS, que traz à série XF, pela primeira vez, a AF de Olhos e a funcionalidade inteligente de deteção e acompanhamento de cabeças EOS iTR AF X. O sistema de focagem mantém o foco preciso numa pessoa, mesmo que esta vire costas à câmara. A nova interface Direct Touch permite selecionar os motivos nos quais pretendem focar-se – algo que é reforçado pelas definições de controlo no ecrã, pela navegação do menu e pelo controlo de reprodução.

Cerca de 10% mais pequena e 600g mais leve do que a XF705, a XF605 pesa aproximadamente 2kg. Combina a portabilidade com uma nova sapata de acessórios multifunções. O adaptador torna possível atribuir entradas XLR a todos os quatro canais de áudio. A câmara de vídeo também tem em conta o aumento do livestreaming, com capacidade de streaming IP que suporta diversos protocolos, controlo remoto para operação multi câmara juntamente com a gama de câmaras PTZ da Canon, e ainda a adição de UVC para a utilização de uma webcam via USB-C.

Com duas ranhuras para cartões SD e múltiplas opções de gravação, pode gravar em diferentes formatos de ficheiro, resoluções, amostragem de cores e proxies, em simultâneo e para cartões separados. É também possível enviar a imagem simultaneamente para ligações 12G-SDI e HDMI, que podem ser transmitidas para qualquer combinação de monitores, sistemas broadcast e de gravação, para apoiar fluxos de trabalho tanto ao vivo como previamente gravados.

A XF605 é compatível com a aplicação Content Transfer Mobile (CTM), que permite aos utilizadores editar metadados de notícias antes e após a captura e importar as gravações da câmara para o telemóvel, possibilitando a transferência instantânea para, por exemplo, servidores de estações de teledifusão.


A objetiva 10x16 KAS S está equipada com elementos de vidro especiais como fluorite, lentes Hi-UD e lentes asféricas de diâmetro amplo. Pesando 2.94kg, foi concebida para alcançar desempenho 8K sendo uma objetiva com zoom ótico de 10x a partir de 16mm-160mm e uma abertura constante de f/2.8.

Imprensa, Publicidade & Marketing