A SIGMA Corporation, representada em Portugal pela Comercialfoto, lançou a 150–600mm F5-6.3 DG DN OS | Sports, a primeira objetiva da linha Sports para sistemas mirrorless.

A ultra telefoto Zoom pretende revolucionar a forma como os utilizadores de mirrorless captam vida selvagem, desportos motorizados e a cenários em movimento.

Foi concebida de raiz para câmaras mirrorless full-frame, com foco na qualidade de imagem, conseguida através do vidro de alto desempenho capaz de proporcionar resultados nítidos mesmo nas câmaras de maior resolução. “A lente exibe um belo bokeh em toda a sua escala de zoom, e as aberrações óticas são mantidas sob controlo. Pode ser utilizada com os teleconversores SIGMA de 1,4× e 2× L-Mount, com AF efetivo até 1200mm”, refere a Comercialfoto em comunicado.

SIGMA 150 600mm F5 6

Com autofoco rápido graças à unidade AF equipada com sensor magnético e Estabilizador Ótico (OS) de aproximadamente 4 paragens de estabilização de imagem, a nova objetiva conta com um sistema Dual Action Zoom que inclui zoom direto e anelar, uma estrutura resistente a poeira e salpicos e botões personalizáveis.

A construção de lentes de 25 elementos em 15 grupos inclui uma gama de tipos especiais de vidro de alto desempenho que assegura o controlo de diferentes tipos de aberrações. Foi através de melhorias no design óptico e mecânico, bem como extensos testes e simulações, que a objetiva alcançou uma elevada resistência ao efeito fantasma e aos clarões.

Na extremidade larga de 150 mm, a objetiva tem uma distância mínima de focagem de 58 cm. Na montagem L-Mount, a utilização de dois teleconversores dedicados permitirá fotografar com AF até 1200mm.

A 150-600mm F5-6.3 DG DN OS | Sports vem com a funcionalidade pró-nível concebida para captar objetos em ação rápida. Com um atuador AF controlado por um motor passo-a-passo, a objetiva combina a focagem automática com o acompanhamento de objetos em movimento. Além disso, um sensor magnético permite o posicionamento preciso para uma AF rápida.

A objetiva tem um botão de Limite de Focagem que oferece uma modificação de focagem de três zonas, e no L-Mount é possível definir um limite de focagem personalizado através do SIGMA USB DOCK. A objetiva tem também três botões AFL aos quais se podem atribuir várias funções do lado da câmara, dependendo do modelo de câmara utilizado

No corpo da objetiva há uma base de tripé de magnésio que pode ser encaixada a um suporte tipo Arca Swiss. O pé é amovível e pode ser substituído com um pé de objetiva opcional (tipo de pé de objetiva substituível) ou montado sobre um monopé. O corpo da objetiva utiliza peças feitas de alumínio e TSC (Thermally Stable Composite). É um tipo de policarbonato com uma taxa de expansão térmica semelhante à do alumínio que assegura que a objetiva se comporta de forma consistente a diferentes temperaturas.