A FE 14mm F1.8 GM (modeloSEL14F18GM), objetiva ultra grande angular compacta é a mais recente novidade da Sony. Que os fotógrafos encontrem ovas perspetivas, sobretudo de paisagens, arquitetura, céus estrelados e espaços interiores é o objetivo da marca com este lançamento.

"A mais recente adição à série G Master da Sony, a objetiva FE 14mm F1.8 GM, oferece uma extraordinária resolução, uma focagem automática rápida e silenciosa e é incrivelmente compacta", afirmou Yann Salmon Legagneur, Director de Product Marketing, Digital Imaging, Sony Europe.

Sony FE 14mm

A FE 14MM F1.8 GM dispõe de um design ótico compacto, medindo apenas 3⅜ pol. x 4 pol. e pesando cerca de 450g, integra tecnologia ótica avançada. Os dois elementos XA (asféricos extremos) permitem manter a resolução em toda a área da imagem, mesmo nos cantos.

Os dois elementos de vidro ED (dispersão extrabaixa) e o elemento de vidro Super ED resultam em melhorias óticas que suprimem a aberração cromática e oferecem um melhor contraste e nitidez com todas as aberturas.

A abertura de F1.8 torna-a adequada para a astrofotografia ou a captação em outros ambientes de iluminação reduzida, com a ajuda da tecnologia de revestimento Nano AR II, que maximiza a claridade, suprimindo os reflexos e os efeitos fantasma.

Com uma distância de focagem mínima de 9,8 pol., a FE 14MM F1.8 GM oferece diversas possibilidades de captação de fotografias de grandes planos ou de vídeos. Adicionalmente, os elementos XA, o mecanismo de abertura circular de 9 lâminas e a gestão otimizada da aberração fazem com que a FE 14MM F1.8 GM faça "bokeh" sem o efeito "rodela de cebola".

A objetiva integra ainda várias opções de controlo, incluindo um botão de bloqueio da focagem, um interruptor do modo de focagem e um anel de focagem. E, para uma personalização adicional, os utilizadores podem atribuir várias funções ao botão de bloqueio da focagem a partir da interface do corpo da câmara. Para uma maior liberdade criativa, a FE 14MM F1.8 GM dispõe de um suporte de filtro traseiro compatível com filtros "tipo folha" para ND, correção da cor, filtro suave.

O design resistente ao pó e à humidade e revestimento de flúor que repele a água, o óleo e outros contaminantes são outros aspetos a considerar. O elemento traseiro também dispõe de um revestimento de flúor para manter a superfície limpa durante a substituição do filtro traseiro. A objetiva dispõe de uma proteção "tipo pétala" integrada que bloqueia a luz externa que pode causar reflexos e os efeitos fantasma.

A nova objetiva FE 14MM F1.8 GM estará disponível em maio de 2021 em vários revendedores autorizados Sony, por um preço estimado de €1.600.