A Sony fez o lançamento da câmara FX3 (modelo ILME-FX3) que combina a tecnologia de cinema da Sony com funcionalidades de imagem avançadas das câmaras Alpha sem espelho. A FX3 promete um visual cinematográfico com operabilidade e fiabilidade num único dispositivo para proporcionar novas formas de expressar a visão criativa.

A nova câmara Cinema Line full-frame FX3 estará disponível no final de março de 2021 com um preço aproximado de 4.700€, numa série de revendedores Sony autorizados.

Sony FX3 Touch display R Mid

“A FX3 foi concebida para transformar a visão criativa numa realidade,” afirmou Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing de Produtos de Imagem Digital na Sony Europe. “Permite que os criadores transportem a sua expressão visual para o mundo do cinema através de conteúdos imersivos. Iremos continuar a apoiar os criadores de conteúdos do mundo através da série Cinema Line da Sony.”

A FX3 integra um Sensor CMOS Exmor full-frame retroiluminado com 10,2 megapíxeis para a gravação de filmes e 12,1 megapíxeis efetivos para fotografias, e o motor de processamento de imagem BIONZ XR. A gama ISO standard é de 80 a 102,400 (expansível até 409,600 durante a gravação de filmes) e a gama dinâmica atinge 15+ incrementos incrivelmente amplos.

A FX3, juntamente com as câmaras da gama Cinema Line FX9 e FX6, permite aos utilizadores criarem um visual cinematográfico sem pós-produção ao utilizarem o S-Cinetone. Baseado na ciência de cores inspirada pela câmara VENICE da Sony, o S-Cinetone oferece tons médios naturais, além de cores e destaques suaves. Cria filmes com gravação 4K de até 120 fotogramas por segundo integrada e imagens em câmara lenta de até 5x, na resolução QFHD (3840 x 2160) com focagem automática.

A máquina pesa apenas 715 gramas, incluindo a bateria e os cartões de memória, uma altura de 77,8 mm, 129,7 mm de largura e 84,5 mm de profundidade - sem saliências. A pega da câmara foi concebida para fornecer a flexibilidade, estabilidade e comodidade ideais para captações de longa duração.

O corpo da FX3 inclui cinco orifícios roscados (1/4-20 UNC) para possibilitar o acoplamento fácil de acessórios compatíveis, permanecendo leve o suficiente para a captação manual e fácil de transportar e configurar.

FX3 top

A pega XLR fornecida acopla-se facilmente ao corpo da câmara através de um suporte Multi-Interface Shoe, sem necessidade de quaisquer ferramentas especiais e fornece três orifícios roscados adicionais para acessórios: dois na parte superior e um na extremidade. É possível acoplar à câmara visores externos, gravadores, recetores de microfone sem fios, o kit do suporte de acessórios (placa de suporte fria) ou outras adições de forma segura.

Para permitir um áudio de alta qualidade, a pega XLR da FX3 inclui duas entradas de áudio XLR/TRS. Com um microfone XLR opcional, poderá transferir dados de áudio diretamente para a câmara. As definições da câmara dispõem de formatos de gravação de áudio, incluindo a gravação de 4 canais a 24 bits.

A FX3 dispõe de focagem automática híbrida rápida (AF) utilizando 627 pontos de deteção de fases de plano focal durante a gravação de filmes. Além disso, a câmara está também otimizada com Touch Tracking (seguimento em tempo real), que permite simplesmente tocar no objeto desejado no ecrã do visor para iniciar a focagem automática e o seguimento desse objeto.

A função Eye AF em tempo real oferece igualmente uma focagem precisa e suave – uma tecnologia que identifica os olhos dos objetos mesmo quando estão a olhar para baixo ou se encontram em ângulos acentuados. Adicionalmente, foram integradas e otimizadas outras funcionalidades de focagem automática (AF) em resposta ao feedback dos utilizadores profissionais, incluindo a velocidade de transição AF, sensibilidade de comutação de objetos AF, controlo e suporte AF durante a focagem manual. Estas funcionalidades de AF foram implementadas na FX3 para assegurar uma focagem estável, flexível e precisa sob quaisquer condições, sendo fáceis de utilizar quando o utilizador estiver a captar sozinho.

A FX3 dispõe de estabilização de imagem ótica de 5 eixos. A unidade de estabilização de imagem de e os sensores giroscópicos possibilitam a integração de um Modo Ativo dedicado à gravação de filmes em cada formato, incluindo 4K.

A estabilização de imagem integrada significa que é possível obter uma estabilização efetiva com uma ampla gama de objetivas, incluindo as objetivas E-mount que não possuem uma estabilização de imagem própria.  Além disso, a FX3 grava metadados de estabilização de imagem que podem ser ajustados de forma mais prática durante a pós-produção utilizando o software Catalyst Browse/Prepare.

FX3 SEL24F14GM terminal handle

Os botões mais frequentemente utilizados durante a gravação de filmes, tais como ISO, íris e ajuste do equilíbrio de brancos encontram-se localizados na parte superior do corpo da câmara. O seu design permite aos utilizadores controlarem os botões com apenas uma mão. Além disso, existem 140 funções que posem ser atribuídas a 15 teclas personalizáveis.

A alavanca de zoom, localizada na parte superior da pega, permite controlar as objetivas de zoom motorizado compatíveis e utilizar o zoom Clear Image com zoom não motorizado e objetivas prime com uma menor degradação da imagem. A alavanca fornece ainda um zoom mais suave, difícil de alcançar através de um controlo de anel de zoom manual.

São fornecidas lâmpadas de gravação (luzes) na parte superior dianteira e traseira da câmara, para que o utilizador possa saber quando a câmara está a gravar. O monitor LCD com painel tátil de ângulo variável e com uma abertura lateral permite uma operação simples e é adequado para trabalhos com estabilizadores de câmara, ângulos complexos, captação manual, entre outros.

O modo de exposição flexível faz com que a FX3 disponha de um interruptor Auto/Manual semelhante ao de outas câmaras da série FX para a abertura (íris), velocidade do obturador e ISO, que pode ser configurado de forma independente. Um curto premir dos botões personalizados permite comutar entre o bloqueio do seletor/manual e um longo premir dos botões personalizados permite ligar/desligar o interruptor da definição Auto.

A FX3 combina uma ventoinha para um arrefecimento ativo com uma dissipação do calor efetiva, o que resulta numa gravação 4k 60p ininterrupta sem desativação térmica. Esta nova câmara dispõe ainda de um design resistente ao pó e à humidade, bem como de um chassis em liga de magnésio durável. Além disso, a USB Power Delivery (PD) suporta um carregamento rápido, para uma gravação ininterrupta.

A FX3 é compatível com várias funções de gravação, incluindo S-Log3 gamma com S-Gamut3.O espaço de cor cinematográfico permite preservar as cores ricas e a gradação da cor, que podem ser gravadas numa gama dinâmica alta e numa ampla gama de cores. Além disso, suporta uma gravação interna nos formatos XAVC S™ e XAVC S-I em 4K (QFHD) e FHD, bem como no formato XAVC HS™ (apenas MPEG-H HEVC/H.265, 4K). Os vídeos 4K 60p em formato 4:2:2 de 10 bits ou RAW de 16 bits podem ser transferidos para um dispositivo externo através da tomada DDMI de tipo A da FX3.

A FX3 dispõe também ranhuras para cartões de memória com dois cartões de memória CFexpress de tipo A. Os mesmos dados podem ser gravados em simultâneo em ambos os cartões para backup, e o modo de "retransmissão" passará os dados automaticamente para o segundo cartão de memória quando o primeiro estiver cheio durante a gravação.

A câmara foi desenvolvida com funções de conectividade avançada, de forma a fornecer uma melhor assistência aos criadores profissionais, com uma funcionalidade LAN sem fios de alta velocidade (banda de 2,4 GHz ou 5 GHz[XV]) e uma ligação LAN com fios através de um adaptador USB para Ethernet compatível.

A FX3 também suporta gravações à distância a partir de um PC através da aplicação "Remote" Imaging Edge Desktop™ através de uma ligação Wi-Fi ou Superspeed USB 5Gbps através do terminal USB Type-C®.