A Imprensa Nacional iniciou, em 2020, uma coleção de audiolivros de grandes clássicos da literatura portuguesa. Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, segue-se ao Mensagem, de Fernando Pessoa, na coleção coordenada por Jorge Reis-Sá.

INCM fachada

A iniciativa surge com o movimento Portugal entra em Cena, surgido para dar resposta à crise na área da Cultura provocada pela pandemia do COVID-19, e materializado numa plataforma digital, que empresas públicas e privadas lançaram desafios e investiram em artistas.

Entre dezenas de candidaturas, a Imprensa Nacional selecionou para voz deste audiolivro, o ator António Fonseca. A edição ficou a cargo de Luís Franjoso e a assistência foi de Rosa Cardoso. A leitura de António Fonseca teve por base o volume, de 2012, publicado na coleção «Edição Crítica das Obras de Camilo Castelo Branco», uma edição que conta com coordenação do académico Ivo Castro, da Faculdade de Letras de Lisboa, e com um vasto leque de investigadores. O romance Amor de Perdição é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. 

Mensagem, por sua vez, foi o único livro de poemas em português que Fernando Pessoa publicou em vida, e que teve leitura de Luísa Fidalgo.

O Mandarim, de Eça de Queirós, será o próximo audiolivro previsto.

Pode escutar Amor de Perdição gratuitamente em:

https://imprensanacional.pt/.../2021/06/Amor-de-Perdicao.mp3

A INCM resulta da fusão de dois dos mais antigos estabelecimentos industriais do País, a Imprensa Nacional, criada em 1768, e a Casa da Moeda, com mais de 700 anos de história. Atualmente, a inovação tecnológica, desenvolvida em parceria com algumas das principais universidades e centros de investigação nacionais, é um dos pilares estratégicos da INCM. Destacam-se, entre esses bens e serviços essenciais, a produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão ou o passaporte, a autenticação de metais preciosos, a edição do Diário da República, a publicação de obras fundamentais da língua e da cultura portuguesa e a cunhagem de moeda corrente e de coleção.