Dedica-se ao design de livros e já foi premiado pelos seus produtos inovadores em diversas ocasiões. Falamos do 0.itemzero, de Espinho, que acaba de lançar The Book Box, uma ferramenta projetada para explicar a encadernação e impressão, ideal para agências de design, gráficas e escolas. A Gráfica Maiadouro também está envolvida no projeto.

TheBookBox© 0.itemzero

O 0.itemzero, formado por Rúben Dias, Ricardo Dantas, Fábio Martins e Rodrigo Correia, criou a The Book Box com um conjunto de 20 monos, num estojo, que se destacam pelo design e pelos vários exemplos de diferentes métodos de encadernação industrial. Desde o ponto-de-arame a vários brochados e capas duras tradicionais, The Book Box responde às dúvidas de muitos clientes, profissionais e estudantes com necessidades no editorial.

TheBookBox 2© 0.itemzero

«Designers e educadores lutam muitas vezes para mostrar as complexidades da encadernação aos seus clientes, colegas e alunos. Procurámos construir uma ferramenta que facilitasse este processo e não conseguíamos encontrá-la. Então fizemos uma», explica Rúben R. Dias, fundador e sócio do 0.itemzero. «O The Book Box é mais do que uma coleção de livros; demonstra como estes são feitos, as técnicas e materiais neles usados...e, é claro, onde encontrar mais informação sobre as técnicas The Book Block e The Book Cover.»

Cada livro concentra a atenção nos detalhes das técnicas de encadernação industrial. Com especificações técnicas, fáceis de seguir mesmo para aqueles que não estão familiarizados com estes métodos e processos, que podem rapidamente entender os materiais e os processos de encadernação usados. Pretende ser a ferramenta “perfeita para reuniões, apresentações e sessões de brainstorming, permitindo saltar a enfadonha apresentação de diapositivos ou explicações inseguras. Deixe The Book Box fazer a conversa por si”, diz o estúdio.

TheBookBox 4© 0.itemzero

O projeto teve ainda o apoio da Gráfica Maiadouro, que conta com quase 60 anos de atividade a operar no mercado português e internacional, e que tem uma forte presença na área cultural. Com sede na Maia, orgulha-se de um alto padrão de qualidade e assume um respeito pelo ambiente como um valor quotidiano na sua prática, pela preferência por materiais de origem sustentável e pelo cumprimento das leis ambientais.

O 0.itemzero é um estúdio especializado em Design Editorial e Design de Tipos de Letra, que projeta livros, revistas e tipos de letra à medida para instituições culturais, empresas e marcas por todo o mundo. Paralelamente, desenvolve livros e produtos educativos em Design Gráfico e Artes Gráficas.