Segundo um estudo da agência britânica Engine Creative, 71,7% dos criativos acreditam que a Inteligência Artificial (IA) melhorará ou simplificará o fluxo de trabalho.

 O estudo, que recorreu a criativos em várias funções, idades e setores, fornece informações sem precedentes sobre as atitudes, preocupações e expectativas em torno da IA no espaço criativo.

Os resultados indicam que a maioria dos profissionais reconhece o potencial transformador da IA, com 62% a acreditar que quem não adotar a IA ficará para trás em relação aos concorrentes.

IA tools

Embora o futuro da IA na indústria criativa permaneça incerto, muitos profissionais veem a tecnologia como uma força imparável. «É inevitável e todos deveriam começar a pensar nisso», disse um entrevistado. O estudo também descobriu que criativos que usam IA com mais frequência têm uma visão mais positiva do seu potencial, sugerindo que a experiência em primeira mão leva a um maior otimismo.

Apesar do reconhecimento generalizado do potencial da IA, muitos criativos permanecem céticos quanto à qualidade do conteúdo gerado. Quase metade (48,7%) acredita que a IA nunca superará a qualidade do conteúdo produzido por humanos.

Outras conclusões do estudo são:

  • A indústria criativa está muito ciente da presença e do impacto potencial da IA
  • 74,3% dos criativos esperam que a IA impacte as suas funções na próxima década
  • Apenas 6,2% dos entrevistados concordaram que a IA ameaça a sua segurança no trabalho
  • As opiniões sobre o potencial de longo prazo da IA estão divididas, mas a maioria é cautelosamente otimista

O estudo contou com a participação de profissionais criativos de vários quadrantes, estando 82,3% no Reino Unido e 17,7% do exterior.

A Engine Creative é uma das agências criativas mais inovadoras do Reino Unido, dedicada a expandir os limites da inovação e do design digital.

Faça download do estudo.