Rafael Pereira, aluno de Arte e Design na Escola Superior de Educação de Coimbra é o vencedor do concurso de Banda Desenhada “Proteger o ambiente também é coisa de criança!”.
O concurso tinha, ainda, como objetivo valorizar o design e a arte como forma de expressão que deve ser usada como complemento na educação ambiental.
Os trabalhos foram avaliados por um painel de jurados com base em critérios como originalidade, respeito pelo tema, criatividade e adequação ao público-alvo e o vencedor será premiado com uma viagem ao Comics Art Museum (Bruxelas). Pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos foi, ainda, decido atribuir uma Menção Honrosa a Joana Araújo, aluna de Media Arts, na Universidade do Minho.
O painel de jurados foi composto por José Carneiro, Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Director do Mestrado em Design da Imagem e Director do Centro de Estudos em Design e Arte; por Rita Burmester, Diretora Artística, produtora, encenadora e dramaturga da Crónica Pitoresca e criadora dos projetos de cinema 7/1 e Cinescolas; por André Lopes, designer e autor das mascotes da Essência do Ambiente; por Olga Cruz, Diretora Criativa da Essência – Comunicação Completa e por Teresa Juncal Pires, Diretora do Departamento de Comunicação e Educação Ambiental da Essência – Comunicação Completa.
Promovida pelo Departamento de Comunicação e Educação Ambiental da Essência Comunicação Completa - Essência do Ambiente, a iniciativa tinha como propósito fomentar a criatividade ao mesmo tempo que pretendia sensibilizar a comunidade educativa para os desafios e para os problemas do ambiente e da sustentabilidade.
Dirigido a todos os alunos dos cursos de Design ou equiparados, de nível secundário ou superior, o concurso desafiou à criação de uma Banda Desenhada infantil recorrendo a um guião previamente disponibilizado e tendo como base as mascotes da Essência do Ambiente – a Híris e o Eco. Ao longo da história, a menina e o seu amigo coala vão ajudar os mais novos a entenderem os desafios do ambiente e da sustentabilidade, numa aventura que irá fazer (re)pensar o impacto das nossas ações no futuro do Planeta. Esta dupla de amigos, através da sensibilização e educação ambiental, pretende ser, assim, um contributo para a renovação de ideias, um elo para a mudança comportamental e integração das diferentes dimensões da natureza. Pois simbolizam a sustentabilidade no seu todo – o respeito pelo planeta e pelo outro. Sob o tema “Proteger o ambiente também é coisa de criança!”, a Banda Desenhada final tem como público-alvo as crianças entre os 6 e os 10 anos.