fbpx

As inscrições para participar no Fedrigoni Top Award estão abertas até janeiro de 2022.

O concurso, dirigido a designers, gráficas, editoras, marcas e clientes finais, traz novidades, como a categoria comunicação de grande formato, critérios de avaliação ligados à sustentabilidade, maior exposição aos melhores projetos e um renovado foco no evento final: dois dias de análise e conversas com jurados internacionais, laboratórios, workshops e entrevistas com os vencedores. Tudo irá coincidir com a inauguração de uma exposição em Paris no outono de 2022.

Os projetos a concurso devem ter sido criados entre julho de 2020 e janeiro de 2022 usando papel, rótulos e materiais autoadesivos do Grupo Fedrigoni. 

Armatore lo zingaro di mareArmatore lo zingaro di mare

"O orgulho assumido num trabalho bem feito é a característica constante que encontramos em todos os projetos que recebemos, seja um pequeno livro para circulação privada, um rótulo para vinho ou uma reserva gourmet, uma marca de cosméticos, um saco de compras ou uma caixa para o chá", comentou Chiara Medioli, Chief Sustainability and Communication Officer do Grupo Fedrigoni.


"Celebramos o compromisso, o design e a expressividade na utilização de papéis e materiais autoadesivos da Fedrigoni.
Ano após ano, o Prémio é uma oportunidade para fundir a criatividade e a experimentação, cultura e tecnologia, destacando a excelência e confirmando o papel do papel e dos rótulos como ferramenta de design, a começar pelas crescentes necessidades de sustentabilidade das embalagens. As centenas de desenhos de alta qualidade que chegam de todo o mundo permitem-nos fazer um balanço do estado da arte hoje, mas também para perceber que direção estamos a tomar e como contribuir para a mudança. Na Fedrigoni também queremos fazer a nossa parte, apoiando todos os nossos clientes na melhoria e elevação das suas marcas, tal como a nossa missão de "Criatividade Elevada", afirma."

Mais de 1100 projetos de 32 países participaram na última edição, que terminou com o anúncio de 18 vencedores e uma exposição dos 50 projetos mais interessantes, no Museu ADI em Milão, e que foram incluídos num catálogo internacional.

Estes números atestam a atenção que o prémio tem recebido do setor, que certamente aumentará com as novidades da próxima edição, partindo de um maior foco no evento final em Paris, no outono de 2022.

O evento coincidirá com a inauguração de uma exposição onde serão exibidos 80 dos melhores projetos, enquanto os vencedores que serão anunciados no mesmo evento, participarão em dois dias de análise aprofundada com entrevistas, mesas redondas, workshops e palestras de jurados internacionais.

Chiara MedioliChiara Medioli

Haverá cinco categorias: Editorial, dedicada a Gianfranco Fedrigoni, que inclui volumes, revistas, edições artísticas; Comunicação Corporativa, que se estende desde catálogos de produtos e serviços a gráficos coordenados, desde calendários a diários, até presentes em papel; Rótulos, para vinhos, bebidas espirituosas, produtos alimentares de alta qualidade (seleção especial de Manter); Embalagem, que inclui caixas, sacos de compras, expositores e recipientes revestidos; e a nova categoria,  Comunicação de Grande Formato, a personalização de projetos de comunicação visual, edifícios, meios de transporte, exposições e eventos, utilizando papel e materiais autoadesivos.

Além de incluir uma quinta nova categoria, o Fedrigoni Top Award 2022 também vai virar os holofotes para a sustentabilidade. Juntamente com a originalidade gráfica, funcionalidade, grau de inovação, precisão da execução e utilização adequada dos materiais, o júri terá ainda de considerar a sustentabilidade do projeto, tendo em conta todo o seu ciclo de vida, e a qualidade de comunicação das suas credenciais verdes ao consumidor.

O júri é composto por Simon Esterson, Art Director da Eye Magazine e Pulp, membro da Alliance Graphique Internationale (AGI) e Royal Designer for Industry; Han Jiaying, um dos mais famosos designers da China, fundador da Han Jiaying Design & Associates e membro da AGI; Laurent Hainaut, fundador e presidente da forceMAJEURE Design; Marion Trossart, Head of Purchase and Packaging Development na Interparfums Paris; Ivan Bell, fundador e CEO da Stranger & Stranger, especialista em rótulos globais para o setor de bebidas espirituosas; Elodie Boyer, fundadora e diretora da Éditions non Standard; Silvana Amato, designer gráfica especializada em gráficos editoriais, professora na Isia Urbino e na Università Sapienza em Roma.

Para participar, visite o site www.fedrigonitopaward.com  e submeta a sua inscrição até 31 de janeiro de 2022.