fbpx

Estão a realizar-se duas OPEN CALL relacionadas com a iniciativa POSTER MOSTRA, projeto desenvolvido pelo Departamento. Entre 30 de maio e 30 de junho, os interessados podem criar posters para dar oportunidade à livre expressão criativa e artística, podendo vir a integrar a exposição em Marvila. Todos podem concorrer independentemente de terem ou não formação artística, da idade ou nacionalidade.

“A Open Call do Poster Mostra é vossa, é para vocês, é livre, é para todos.”, afirma Bruno Pereira, Diretor Artístico do POSTER MOSTRA e do Departamento.

A OPEN CALL POSTER pede um trabalho criativo livre que se aplique ao formato de um poster, seja por palavras, fotografia, desenho, ilustração ou mix media. De entre as propostas recebidas, serão selecionados 10 vencedores, avaliados de forma anónima e em prova cega, pelo júri da organização, constituído pelo Departamento. Os vencedores juntam-se aos 20 convidados de várias áreas criativas, que irão preencher as paredes de Marvila.

Em parceria com a Sandeman, o POSTER MOSTRA faz uma OPEN CALL desafiando todos os que queiram mergulhar no património iconográfico da marca, relembrando peças, desenhos, pinturas e outros trabalhos que fazem parte do seu imaginário. Serão selecionados três vencedores que integrarão a exposição em Marvila. O Júri será composto por representantes da marca Sandeman, pelo Departamento e por um artista convidado, que avaliará as propostas recebidas de forma anónima e em prova cega. Os critérios de avaliação recaem sobre a originalidade, a abordagem à identidade da marca e a sua aplicabilidade ao formato poster.

Cada pessoa pode concorrer com uma única proposta para cada uma das OPEN CALL.

POSTER MOSTRA 2

POSTER MOSTRA

 O POSTER MOSTRA é uma mostra pública de arte e palavra que tem como ambiente nativo a rua. As ruas de Marvila, em particular a sua principal artéria rua do Açúcar, torna-se numa galeria a céu aberto, enchendo-se de arte e pessoas amantes das artes, curiosos ou simples transeuntes que se deixam surpreender.

Para Bruno Pereira, “O POSTER é a pele tatuada das paredes de Marvila. Onde a arte e a criatividade chamam à atenção, ao impulso, à conversa. Estarão lá de novo à espera dos vossos olhos e da vossa crítica, serenos e imponentes.”

 O POSTER MOSTRA é um evento que tem visto as suas participações aumentar a cada edição e que tem como objetivo homenagear um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre. O poster, usado para vender de tudo - de sabonetes a ideais - foi o primeiro meio em que a arte e a publicidade se uniram em perfeita simbiose, diz a organização.

“O que o POSTER propõe é que esta forma de comunicar com mais de 300 anos sirva para mostrar o talento de pessoas de várias áreas e que seja ponto de encontro, para dar mais hype a uma zona industrial da cidade”, explicam.