A Fedrigoni renovou a identidade gráfica com a ajuda do Pentagram, um dos estúdios gráficos e de design mais conhecidos do mundo. Com isso alinhou as diversas marcas que foram sendo incorporadas após aquisições, criando um novo nome e uma imagem homogénea.

A Arconvert, Ritrama e IP Venus agrupam-se assim sob a designação Fedrigoni Self-Adhesives.

 

«Com este projeto de renovação da marca estamos lançando as bases para construir um grande grupo global, continuando a trajetória de crescimento que nos permitiu reduzir o impacto da Covid-19 no mercado e atingir todos os objetivos definidos em termos de aquisições, reforço da gestão, inovação, desenvolvimento de produtos, alinhamento de processos, aceleração no âmbito da sustentabilidade e, agora também, uma nova identidade diferenciada a nível mundial», comenta Marco Nespolo, diretor geral do Grupo Fedrigoni.

Elevating Creativity é a nova assinatura, que se reflete visualmente com o brasão, caracterizado pela tradicional escada e a data da fundação da empresa, elementos fundamentais da marca.  Fedrigoni, ainda escrita em letras maiúsculas, mas agora na fonte italiana Forma - que substitui a francesa Peignot – e que foi criada em 1968 pelo designer tipográfico Aldo Novarese, sendo depois reinterpretada de forma moderna e personalizada.

«A fonte Forma representa perfeitamente a identidade global da Fedrigoni: forte, audaz e segura de si, com uma poderosa referência a suas raízes italianas. Além disso, é legível e funcional», explica Harry Pearce, sócio do Pentagram. Por isso, decidiu-se adotar a Forma em todas as aplicações, depois que a empresa londrina Graphic Thought Facility (GTF) também a escolheu para a criação do Paper Box, o catálogo completo de papéis Fedrigoni apresentado há alguns meses. A versão minimalista de Forma DJR, criada por David Jonathan Ross especialmente para a Fedrigoni, é utilizada em duas variantes, Text Regular e Text Bold.

Fedrigoni rebranding

Também foi renovada a presença digital da empresa, começando pelos recém-publicados sites do Grupo (www.fedrigoni.com), dos investidores (http://investors.fedrigoni.com/) e da divisão de Autoadesivos (http://selfadhesives.fedrigoni.com), todos eles redesenhados de acordo com as novas diretrizes. Ao mesmo tempo, a estratégia social global do Grupo e das suas divisões de Papel e Autoadesivos foi harmonizada com novos perfis do Instagram, do LinkedIn e do Facebook, reformulados conforme a nova identidade.  

A Fedrigoni produz papéis desde 1988 e é uma das principais empresas europeias na produção e venda de diversos tipos de papel de alto valor acrescentado para embalagens e artes gráficas, bem como de materiais autoadesivos. Com mais de 4000 funcionários em Itália e no exterior e 32 000 produtos, o Grupo vende e distribui em 132 países do mundo inteiro.

A Fedrigoni inclui a Cordenons e a histórica marca Fabriano nas divisões de Papel e a Arconvert, a Ritrama (desde fevereiro de 2020) e a IP Venus (desde dezembro de 2020) na divisão de Autoadesivos, que alcançou, graças às recentes aquisições, a posição de terceira empresa mundial no setor dos materiais autoadesivos.