Acaba de chegar ao mercado a nova versão da CorelDRAW Graphics Suite, que traz novas ferramentas para potenciar a colaboração e os processos de revisão, numa experiência multiplataforma em Windows, Mac, Web, iOS e outros dispositivos móveis.

Com suporte para o novo chip da Apple, a CorelDRAW Graphics Suite 2021 para Mac foi desenhado para tirar partido do poder e desempenho do Apple M1, permitindo ainda utilizar menus, janelas e vistas, campos e etiquetas, botões e outros elementos da UI que refletem o mais recente no macOS Big Sur.

A performance do display no Windows 10 também foi otimizada para alavancar totalmente a GPU do sistema e fornecer panorâmicas mais suaves até 14 vezes e um zoom até 4,4 vezes.

A novo CorelDRAW Graphics Suite 2021 promete melhor colaboração com o acesso a ferramentas que dinamizam o processo de design e revisão. As capacidades avançadas de ilustração e edição assim como a nova aplicação para iPad, visam dar mais opções para o trabalho criativo independente do local ou dispositivo preferidos.

Corel perspective

"A forma como trabalhamos mudou mais rapidamente do que alguém poderia imaginar, e a CorelDRAW Graphics Suite 2021 está a responder a esta necessidade. Numa altura em que nunca foi tão desafiante e importante manter-se conectado, as nossas ferramentas de colaboração permitem que as equipas partilhem inspiração e feedback em tempo real, seja em toda a cidade ou em todo o mundo", comenta John Falsetto, Diretor Sénior de Produtos, Gráficos e Produtividade. "Reexaminando os fluxos de trabalho dos utilizadores e fazendo melhorias extensivas em toda a suite, estamos a ajudar os designers a levar os seus projetos da ideia para a produção final, mais rápido."

 

Que novidades traz?

O dashboard, tanto no CorelDRAW 2021 como na CorelDRAW.app, funciona como um hub de colaboração contendo todos os ficheiros de design na nuvem e, num clique, exibe uma pré-visualização, o número de comentários e membros da equipa, e o estado do projeto.

Os revisores podem agora comentar e anotar um documento em CorelDRAW.app, com feedback instantâneo a aparecer no ficheiro de trabalho do designer na aplicação CorelDRAW 2021 no seu sistema Windows ou Mac. Os clientes corporativos também podem ver e editar ficheiros de design com a CorelDRAW.app para Teams, numa integração com o Microsoft Teams da Microsoft.

corel review

A Multipage View permite ver, gerir e editar todos os ativos digitais do projeto numa só vista. É possível mover e copiar objetos através das páginas, comparar os desenhos lado a lado e organizá-los como desejar.

O Pages docker/inspector lista todas as páginas num design com uma nova visão da grelha de miniatura, facilitando a gestão e a classificação das páginas. Com a Multi-asset Export é possível aceder a diversas opções para saída de páginas e objetos, além de ser possível criar uma lista personalizada de ativos para exportar de uma vez só. É possível exportar o mesmo elemento de design em diferentes tamanhos, resoluções e formatos de ficheiros.

As funcionalidades avançadas de ilustração trazem novidades como o desenho de perspetiva, com 1, 2 ou 3 pontos, desenhando ou adicionando um grupo existente num plano de perspetiva partilhada e movendo ou editando os objetos livremente sem perder a perspetiva.

As Guidelines e o Snap to Self permite gerir guias personalizadas e alterar as vistas da escala com um clique. Além disso, com o Snap to Self, move-se e transforma-se elementos de design com a capacidade de ligar e desligar comportamentos.

No que respeita a edição de fotos, o Corel PHOTO-PAINT 2021 traz o Adjustments docker/inspector, que dá acesso aos filtros mais usados num fluxo de trabalho não destrutivo. Permite também isolar objetos e áreas numa imagem com o Local Adjustments Mode. Além disso, guarda as definições para reutilizar e personalizar os filtros favoritos para simplificar os fluxos de trabalho.

Corel app

O comando Replace Colours permite-lhe fazer edições direcionadas à tonalidade, saturação e luz de uma imagem. O software traz ainda suporte para o formato High Efficiency Image File Format (HEIF) que tira partido das capacidades dos iPhones mais recentes.

A Corel lançou também os novos CorelDRAW Essentials 2021 e CorelDRAW Standard 2021, oferecendo aos consumidores criativos e empresas mais pequenas soluções mais económicas.

Disponível para Windows e Mac, a CorelDRAW Graphics Suite 2021 alarga o seu suporte linguístico com uma nova versão sueca, além de inglês, alemão, italiano, francês, espanhol, português brasileiro, holandês, polaco, checo, russo, chinês simplificado, chinês tradicional, turco e japonês. A subscrição tem o valor de €349 e as licenças perpétuas estão disponíveis ao preço de €719.