A Pantone anunciou a PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e a PANTONE 13-0647 Illuminating, como as “Cores do Ano” para 2021, que se reúnem para criar um “par de cores aspiracional, juntando sentimentos mais profundos de ponderação com a promessa otimista de um dia cheio de sol”.

Illuminating é um amarelo brilhante, alegre e com vivacidade, imbuído de energia solar. O tom Ultimate Gray representa elementos sólidos e fiáveis que são eternos e fornecem uma base firme. Representa a calma, encorajando sentimentos de compostura, firmeza e resiliência.

pantone color of the year 2021

"A seleção de duas cores independentes realça como diferentes elementos se reúnem para expressar uma mensagem de força e esperança que é duradoura e elevatória, transmitindo a ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, é sobre mais do que uma. A união de um Ultimate Gray duradouro com o vibrante Illuminating amarelo expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força", comenta Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Instituto de Cor Pantone. "Prático e sólido, mas ao mesmo tempo quente e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e animados, isso é essencial para o espírito humano."

"A Cor do Ano reflete o que está a acontecer na nossa cultura global, expressando o que as pessoas procuram que a cor possa esperar responder", acrescentou Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute. "À medida que a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma crítica de comunicação, e uma forma de simbolizar pensamentos e ideias, muitos designers e marcas estão a abraçar a linguagem da cor para se envolver e conectar."

Um casamento de força e otimismo, as cores Ultimate Gray e Illuminating não têm de ser usadas em proporções iguais, em vestuário, beleza, mobiliário, design de produto ou embalagem. Com a sua presença enérgica, o casamento de Ultimate Gray e Illuminating são uma ótima combinação para o activewear também, diz a marca. São ainda uma ótima combinação para definir o humor em qualquer espaço adicionando uma dose de sol e positividade.

Ultimate Gray e Illuminating são emparelhados com tons versáteis numa série de cinco paletas, disponíveis para designers como inspiração para incorporar em projetos, através da plataforma de cores digitais Pantone Connect. O Pantone Connect está disponível em aplicativos móveis e web, e como uma aplicação de extensão para Adobe® Creative Cloud® para tornar fácil e acessível a captura, curadoria e design com Pantone Color.

A Pantone estabeleceu uma parceria com a Adobe Stock para oferecer uma coleção de imagens para inspirar os criadores e dar vida à cor. Com milhões de ativos visuais, desde modelos de fotografia e design até gráficos 3D frescos e gráficos de movimento, o Adobe Stock é um recurso para criativos que procuram inspiração visual e componentes essenciais de design. Veja aqui a Galeria Adobe para as cores do ano: https://adobe.ly/PantoneCoY2021

O processo de seleção da Cor do Ano requer consideração e análise de tendências. Durante 22 anos, a Cor do Ano influenciou o desenvolvimento de produtos em várias indústrias, incluindo moda, mobiliário doméstico e design industrial, bem como embalagem de produtos e design gráfico.