fbpx

Está a decorrer a conferência MAX, onde a Adobe revela as grandes atualizações de software e serviços, daquela que é uma das suites mais utilizadas pelas indústrias criativas. O Photoshop, o Illustrator, o Lightroom e o Premiere Pro são algumas das aplicações que recebem funções inovadoras. Este ano, o MAX 2020 é um evento gratuito, com 56 horas de conteúdo ao vivo para inspirar, educar e entreter os criadores com masterclasses e eventos comunitários.

MAX2020

A empresa fez ainda a antevisão de um protótipo de uma ferramenta de atribuição de conteúdos digitais que se estreará no Photoshop e Behance como parte da sua Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo.

A Adobe melhorou ainda a possibilidade de aprender diretamente a partir das próprias aplicações, com tutoriais em vídeo, adicionou a capacidade de descobrir e utilizar presets alheios e ainda dá a possibilidade de fazer o livestreaming de formas de trabalhar diretamente através das aplicações como o Fresco ou o Photoshop.

 

Que novidades foram anunciadas?

Expansão das Creative Cloud Libraries: As bibliotecas, que anteriormente permitiam selecionar a partilha e colaboração de ativos cross-app, agora permitem que os utilizadores criem e distribuam sistemas de design através do Adobe XD, acedam a ativos no Adobe Spark e conectem-se a apps de terceiros como o Google Workspace e outros sistemas através de APIs de Biblioteca aberta para desenvolvedores.

sky replacement

Versões em Documentos na Cloud: Ver, reverter e nomear interações de documentos anteriores com criação automática de versões de ficheiros em Cloud.

Convidar a Editar: Aceda ao trabalho em qualquer lugar e colabore facilmente com a funcionalidade Convidar a Editar, que chegará no início do próximo ano a ferramentas como Fresco, Photoshop e Photoshop no iPad.

Photoshop: Há novos filtros como por exemplo a Substituição do Céu alimentada pela tecnologia Sensei, duas novas seleções de Refine Edge e os Filtros Neurais abrem um mundo de novas possibilidades. Estas funcionalidades oferecem novas formas de reduzir fluxos de trabalho complexos, enquanto dão acesso a uma biblioteca crescente de filtros artísticos.

neural filters

Illustrator Illustrator no iPad: Com uma panóplia de novas formas de transformar ideias de design em gráficos precisos, o lançamento 1.0 do Illustrator no iPad traz aos utilizadores o núcleo de ferramentas e muito mais, com 18 000 tipos de letra e novas funcionalidades como repetição radial, grelha e espelho. E no ambiente de trabalho, a nova funcionalidade Recolor Artwork permite que os utilizadores alterem temas de cores inteiros com apenas um clique. Ao utilizarem as aplicações de desktop e iPad da Illustrator, os criadores encontrarão uma experiência transversal que lhes permite criar uma ampla gama de gráficos, desde um logotipo até uma ilustração de t-shirt.

Fresco no iPhone: O novo Fresco do iPhone oferece aos utilizadores a mesma funcionalidade que os apaixono no iPad e nos dispositivos tácteis Windows. Alimentados pela Cloud Documents, todos os projetos Fresco estão instantaneamente disponíveis em todos os dispositivos suportados em desktop, mobile e tablet para uma experiência multi dispositivo.

fresco

Lightroom:  Advanced Color Grading em todo o ecossistema Lightroom, a capacidade de guardar versões à medida que edita imagens e desempenho melhorado no Lightroom Classic.

Premiere Pro: Grandes melhorias de desempenho, ao lado de uma pré-visualização de Sensei-powered Speech to Text, que automatiza a transcrição de discurso a partir de conteúdos de vídeo e também gera legendas.

After Effects: Roto Brush 2, alimentado por tecnologia Sensei, seleciona e rastreia um objeto, quadro a quadro, isolando o sujeito automaticamente. Há um novo espaço de design 3D em After Effects com ferramentas de câmara melhoradas e muito mais, para navegar e projetar mais rápido.

lightroom color grading

XD: A nova funcionalidade 3D Transforms permite aos designers da UI/UX trazer profundidade e perspetiva aos seus designs de experiência de utilizador e explorar o design UI/UX para experiências de AR.

Adobe Aero: Uma beta pública para a Aero no ambiente de trabalho permite a qualquer pessoa criar experiências de AR imersivas e interativas.

Liderança na Autenticidade do Conteúdo

A Adobe partilhou uma atualização sobre a Iniciativa de Autenticidade de Conteúdos, um programa focado no combate à manipulação de conteúdos fraudulentos online. Para isso, anunciou um protótipo da funcionalidade de atribuição, que estará disponível para um grupo de utilizadores beta no Photoshop nas próximas semanas, e disponível nas aplicações da Creative Cloud em 2021.

Através da Iniciativa de Autenticidade de Conteúdos, a Adobe está a liderar o desenvolvimento para uma solução holística que ajuda os criadores a obter crédito pelo seu trabalho e retarda a disseminação da desinformação, garantindo que os consumidores compreendam que alterações foram feitas ao conteúdo que estão a ver.

Lançada na MAX 2019, a Adobe lidera a iniciativa em colaboração com a The New York Times Company, Twitter, Inc., Microsoft, BBC, Qualcomm Technologies, Inc., Truepic, WITNESS, CBC e muitos outros.