fbpx

A DB Schenker renovou a identidade visual da marca, através da transformação da comunicação. O fornecedor de logística adaptou o uso do logótipo aos principais pontos fortes corporativos da marca e reviu os formatos essenciais da sua apresentação a nível externo.

A agência Conteam, com sede em Mainz, na Alemanha, foi a responsável pela elaboração do novo design.

Logistics Hero in Action DB Schenker

Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, comenta que: "a internacionalidade, trabalho em equipa, espírito inovador e confiança são os elementos que nos distinguem, e os nossos clientes são muito conscientes das nossas capacidades e atributos que nos diferenciam da concorrência. O uso da nova linguagem visual, permitirá apresentar melhor estes pontos fortes, destacando a nossa presença dentro da aparência uniforme que reflete a indústria logística. Este era o momento perfeito para renovar."

A renovação começou pelo código de cores:   o azul, amplamente utilizado na indústria, ficou em segundo plano, e outros tons como o verde azulado, fresco e moderno, ganham protagonismo, para comunicar o crescente compromisso com a sustentabilidade e a logística verde. Ao mesmo tempo, elementos como o vermelho continuarão a identificar a marca DB.

Rüdiger Vetter, vice-presidente global de marketing de DB Schenker, explicou que "em vez de mudar o logótipo, modificámos a sua envolvente. Desta forma, mantemo-nos fiéis ao núcleo da marca, mas refletimos a sua evolução e desenvolvimento. Da mesma forma, dar maior carga emocional à nossa aparência externa sublinha a identidade única da nossa empresa, que temos comunicado muito pouco até agora."

Há alterações também na seleção de motivos fotográficos.  A nova imagem reúne o trabalho de colaboradores reais da DB Schenker, os "heróis do dia-a-dia" que tornam possível cadeias de abastecimento perfeitas, em todo o mundo, mostrando espaços de trabalho autênticos e naturais.

A nova abordagem começou a ser promovida na primeira campanha da empresa com esta nova imagem, #OurAnswerIsYes. Alguns dos retratos foram imortalizados pelo fotógrafo alemão ThomasStraub, sediado em Munique.

Como parte do novo design corporativo, o uso do logótipo da marca também será muito mais flexível, eliminando a obrigatoriedade de usar um fundo branco e permitindo um escuro,  que se aplica tanto ao nome próprio "Schenker" como ao logótipo "DB" integrado da Deutsche Bahn AG.

Além disso, a necessidade de integrar elementos obrigatórios de natureza corporativa nas diferentes campanhas e peças de publicidade foi significativamente reduzida, de modo a adquirir-se maior espaço e liberdade para mostrar o valor acrescentado da marca e acelerar o seu posicionamento no ambiente de comunicação digital.

Este é o maior reposicionamento comunicativo da DB Schenker desde a sua integração na empresa alemã Deutsche Bahn.