A Canon Europa vai ser novamente parceira do Visa pour l’Image, um dos principais festivais de fotojornalismo do mundo, decorrerá em Perpignan (França), de 29 de agosto a 13 de setembro.

O festival reúne as histórias mais importantes do mundo e os responsáveis por as contar, e a Canon vai ser responsável por três iniciativas: a atribuição da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas, o Programa Canon de Desenvolvimento de Estudantes e a Bolsa de Vídeo Canon.

Bolsa de Vídeo Canon

O ano de 2020 marca a primeira atribuição da Bolsa de Vídeo Canon, desenvolvida em conjunto com o Visa pour l’Image e em associação com a Images Evidence. Um videógrafo ou fotógrafo será premiado com uma bolsa de 8000€ e o empréstimo de um kit de vídeo da Canon para produzir um documentário (curta-metragem). Os projetos devem abordar temas culturais, sociais ou económicos e os candidatos serão avaliados pela apresentação desse projeto e por trabalhos realizados anteriormente.

Uma perspetiva jornalística e a relevância da história, ou o tema escolhido, estarão em destaque para o júri na revisão das inscrições. Um teaser do projeto vencedor será exibido durante uma das apresentações noturnas do festival, em setembro de 2020, sendo a apresentação completa do vídeo final exibida no Visa pour l’Image um ano depois. As inscrições terminam a 15 de abril de 2020.

Para mais informação, visite: https://www.canon-europe.com/pro/news/video-grant-short-film-documentary-2020/

Para fazer download dos critérios de inscrição, visite:

https://www.visapourlimage.com/en/festival/awards-and-grants/bourse-canon-du-documentaire-video-court-metrage

Visa pour lImage 2019 Image provided by CanonVisa pour l'Image 2019

Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas:

Esta bolsa de alto prestígio reconhecerá uma fotógrafa feminina excecional, e a sua contribuição para o fotojornalismo, com um prémio de 8.000€. A vencedora da bolsa utilizará o dinheiro para trabalhar no seu projeto anual, apresentando a versão final na edição de 2021 do festival.

Durante o festival deste ano, a vencedora de 2019 – Anush Babajanyan, fotógrafa arménia (VII Photo Agency) vai apresentar a sua obra, focada em grandes famílias do Sul do Cáucaso. A bolsa permitiu que fotografasse mais pessoas em mais localizações, desenvolvendo o projeto através de diferentes temas. As inscrições terminam a 19 de maio de 2020.

Para mais informação, visite: https://www.canon-europe.com/pro/stories/female-photojournalist-grant-recipients-stories/

Para fazer download dos critérios de inscrição, visite: https://www.visapourlimage.com/en/festival/awards-and-grants/bourse-canon-de-la-femme-photojournaliste-2020

Programa Canon de Desenvolvimento de Estudantes:

Já no seu quarto ano, o Programa Canon de Desenvolvimento de Estudantes oferece aos estudantes da Europa, Médio Oriente e África a oportunidade de fazerem parte de um workshop educacional de três dias.

Os estudantes selecionados terão a oportunidade de trabalhar com líderes da indústria, desfrutar de visitas guiadas a exibições, assistir a apresentações de filmes e que os seus portefólios sejam apreciados, durante o festival, por Embaixadores Canon e editores de fotos.

Os estudantes registados são convidados a enviar um portefólio de fotografia com um máximo de duas histórias. Cada candidatura deve incluir até 20 imagens totalmente legendadas e uma sinopse do projeto. Dada a elevada procura e o sucesso da iniciativa, as inscrições estão neste momento disponíveis em 48 países. As inscrições terminam a 15 de abril de 2020.

Para saber mais sobre os critérios de inscrição, visite: www.canon-europe.com/student