O Google Assistente tem uma nova funcionalidade e os web designers, os criativos e os proprietários de páginas na internet podem optar por utilizá-la ou não.

A pensar nas pessoas com dificuldades visuais e de leitura ou mesmo para pessoas que necessitem de uma pequena ajuda para ler artigos mais detalhados, o Google Assistente pode agora ler as páginas online.

 É possível ler artigos da Web em voz alta, incluindo textos em Português. Sempre que um artigo da Web é exibido no navegador nos smartphones Android, poderá ativar o assistente e dizer: "Read this page" ou "Read Aloud" e o conteúdo da página será imediatamente lido em voz alta.

De forma a ajudar o utilizador, o navegador, automaticamente, desce a página e destaca as palavras à medida que estão a ser lidas. O utilizador também pode alterar a velocidade de leitura e escolher entre as várias vozes disponíveis.

“As páginas da Web são lidas através de vozes expressivas e naturais, com o objetivo de usar a mesma entoação e o ritmo que o utilizador utilizaria se estivesse a ler em voz alta”, refere a Google.

A leitura pode realizar-se em 42 idiomas, incluindo o português. Basta iniciar a leitura em voz alta e depois selecionar o idioma desejado e todas as páginas serão automaticamente traduzidas e lidas no idioma escolhido. Para selecionar o idioma basta clicar no canto superior direito nos três pontos verticais e selecionar o idioma pretendido. 

Os webmasters que preferirem não usar este recurso podem usar a tag nopagereadaloud. Se for um programador, pode adicionar ao Google Assistente a capacidade de ler o conteúdo em voz alta na sua aplicação para dispositivos móveis utilizado a plataforma Actions on Google.

Para se poder utilizar esta funcionalidade é necessário que o assistente - além do idioma nativo do utilizador - tenha também o idioma inglês ativo, assim como a opção "utilizar contexto de ecrã" do assistente.