No deserto do Texas, está a ser construído, camada por camada, o primeiro hotel impresso em 3D do mundo.
O El Cosmico, um hotel e parque de campismo localizado nos arredores da cidade de Marfa, está a expandir-se com 43 novas unidades hoteleiras e 18 casas residenciais em 24 hectares de terreno.
O projeto é uma parceria entre a empresa de impressão 3D ICON, baseada em Austin, Texas, e o estúdio de arquitetura Bjarke Ingels Group, com o apoio de Liz Lambert, proprietária do El Cosmico. As unidades podem incluir características arquitetónicas que normalmente seriam demasiado dispendiosas para serem replicadas em larga escala com métodos de construção tradicionais.
Atualmente, estão em construção duas unidades: uma residência de três quartos e uma unidade de hotel de um quarto, ambas com paredes de 3,7 metros de altura. As paredes curvas, de cor bege, são construídas pela Vulcan, a impressora 3D da ICON, com 14,2 metros de largura, 4,7 metros de altura e um peso de 4,75 toneladas.
A impressora utiliza um material especial à base de cimento, chamado Lavacrete, desenvolvido pela ICON para garantir força, escalabilidade e facilidade de impressão. O CEO da ICON, Jason Ballard, explicou que o comportamento do material é ajustado com base nas condições meteorológicas, como humidade e temperatura, que afetam até a cor final da construção.
Apesar do entusiasmo com o futuro da construção em 3D, alguns especialistas alertam para possíveis impactos na economia local, nomeadamente a substituição de alguns empregos de mão-de-obra qualificada, sobretudo em áreas remotas.
A expansão do El Cosmico deverá estar concluída até 2026, e as unidades de hotel terão preços entre 200 e 450 dólares por noite.